A 13ª edição do Brazil Windpower, principal conferência sobre energia eólica da América Latina, foi concluída com marcas históricas no São Paulo Expo.
Após dois anos realizados virtualmente na pandemia, foi registrado recorde de público, com a presença de quase 6,3 mil visitantes e congressistas nas plenárias e estandes.
Ao longo de três dias de Brazil Windpower os representantes do setor tiveram a oportunidade de expor suas inovações e ampliar a rede de contatos estratégicos para o desenvolvimento de negócios.
A edição da BWP deste ano teve como tema a expansão do setor eólico aliado às novas tecnologias como um caminho para o futuro net zero (neutralização das emissões de carbono).
Ao todo, foram mais de 24 painéis com a presença de grandes especialistas, que discutiram temas como transição energética justa, os desafios da expansão dos parques eólicos, o futuro da expansão e o potencial das plataformas offshore e o seu papel impulsionador na produção verde de hidrogênio.
Questões técnicas relacionadas à regulação, desafios logísticos e fontes de financiamento dos projetos também foram levantadas nos painéis.
Mais de 80 marcas – desde as consolidadas no mercado até as emergentes – marcaram presença na conferência e feira de negócios.
“Os visitantes da BWP puderam conhecer e se atualizar sobre o que há de mais moderno no segmento eólico”, celebra o diretor do núcleo de energia e infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto Junior.
“Com participantes qualificados, discutimos temas importantes como melhores práticas, regulação e os desafios para a expansão e a competitividade deste setor”, completa.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL DO EVENTO
Alinhado às pautas de discussão do evento, o Brazil Windpower deste ano adotou uma série de iniciativas sustentáveis para contribuir para o caminho net zero.
Entre essas ações destaque para o uso de materiais recicláveis de sinalização do pavilhão e reciclagem de todas as lonas utilizadas na feira para posterior doação à ONG Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho) em ações sociais.
Também houve redução do uso de materiais descartáveis, diminuindo o transporte de latas e garrafas pet. Aproximadamente 20% de todo o carpete do evento era material reutilizado.
Também houve a utilização de lâmpadas de LEDs para diminuir o consumo de energia e o incentivo ao uso de estandes modulares que podem ser reutilizados.
Além disso, todas as lixeiras do evento foram confeccionadas em papelão e contou com coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis.
A próxima edição do Brazil Windpower será realizada em 2023 e já tem datas e local definidos: de 25 a 27 de outubro no São Paulo Expo.