A 10ª edição do BTM – Brazil Travel Market, encerrada no sábado (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, foi considerada um sucesso pelos números obtidos e pela avaliação de biossegurança como um evento teste aferido pelas autoridades sanitárias do Estado.
Nos dois dias de feira, passaram pelos corredores dos expositores 2.046 profissionais do Turismo e foram realizadas 444 reuniões na Área Luxury, uma das muitas novidades do BTM.
A próxima edição foi confirmada para os dias 20 e 21 de outubro de 2022.
Acima dos discursos de comemoração e de otimismo para a próxima edição, de um evento ainda maior, conforme disse o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a maioria dos representantes dos 137 estandes revelou que o BTM atingiu os seus objetivos.
Para o cônsul da Suíça, que ocupou a Área Luxury com oito fornecedores, Fabien Clerc, a participação foi bastante positiva. O Turismo da Suíça participou pela primeira vez de um evento de turismo no Nordeste.
De acordo com Fabien Clerc, a expectativa é aumentar o fluxo de brasileiros em 30%, criando um corredor por meio dos Aeroportos de Fortaleza (CE) e Recife (PE) para os turistas do Nordeste. Em 2019, o país alcançou 70% dos pernoites até agosto.
Ele destacou que a Suíça foi um dos primeiros países a abrir as suas fronteiras para os brasileiros. “Vemos o Nordeste com muito bons olhos”, pontuou o cônsul.
Outro ponto de destaque do BTM foi a realização do encontro de franqueados da Clube Turismo. Vários franqueados de todo o Brasil estiveram no Centro de Eventos e, segundo Ana Virginia, CEO da franquia, a satisfação com o evento foi “unânime”.
“Capacitação, networking, possibilidade de contato direto com diferentes fornecedores foram pontos chaves do evento”, na sua avaliação.
A empresária também destacou a seriedade quanto a exigência de cumprimento de medidas sanitárias como o pedido do teste de Covid e da vacinação. “Esse procedimento contribuiu para que todos aproveitassem o evento com segurança”, finalizou.