A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) traz evento para reunir a cultura pop e a tradição, comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Ela promove, nos dias 17 e 18 de junho de 2023, o 17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa, na sede da entidade, localizada na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade.
Nesta edição o projeto retoma o formato presencial e é uma iniciativa do Comitê Jovem da entidade, sob coordenação geral de Patricia Takehana.
“Os últimos anos foram desafiadores e, ao mesmo tempo, trouxeram muitos aprendizados com a pandemia”, afirma Takehana
“Agora é o momento de retornarmos à nossa casa com o Bunka Matsuri e homenagear os primeiros imigrantes japoneses, com uma programação repleta de atrações”, completa.
Com público estimado em 20 mil pessoas, o evento inova e apresenta uma programação intensa e plural, com atividades para toda a família vivenciar a cultura japonesa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO BUNKA MATSURI:
Sábado – Grande Auditório – a partir das 09 horas
O “Hakujusha Hyoushou” é um dos eventos realizados em comemoração ao Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil.
Ele tornou-se um ritual de profundo significado para os pioneiros e seus familiares, ao homenagear os imigrantes de 99 anos.
Nesta ocasião, lideranças da comunidade fazem a entrega do diploma de honra ao mérito aos homenageados.
Dia Internacional do Nikkei – Comemoração dos nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão).
Data alusiva à chegada do primeiro grupo que migrou do Japão para o Havaí, em 1868.
Neste ano, o evento destaca convidados debatendo temas como arte, gastronomia, cultura pop e o idioma japonês.
Sábado – Salão Nobre – 14:30
Painel: Preservando Nossas Raízes: A Importância do Idioma Japonês na Comunidade Nikkei com os professores Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki
Sábado – Grande Auditório – 16 horas – Miss Nikkey Brasil – Etapa São Paulo
Pela primeira vez, o Bunka Matsuri apresenta o concurso de beleza que valoriza e destaca a elegância das candidatas descendentes de japoneses.
Reunindo candidatas da capital de São Paulo, a vencedora disputará a etapa estadual do Miss Nikkey no Festival do Japão, em julho.
Lançamento cultural do filme: “Onde as ondas Quebram” | Sábado – Grande Auditório – 19 horas.
Circuito cultural de pré-lançamento do filme “Onde as Ondas Quebram” com a exibição da obra e debate com a participação de Laís Miwa Higa (antropóloga), Jorge J. Okubaro (jornalista), Inara Chayamiti (diretora do filme) e mediação da atriz Beatriz Diaféria.
Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses – Domingo – Grande Auditório – 13 horas
Celebração religiosa em memória aos imigrantes japoneses com o objetivo de honrar e lembrar os antepassados, bem como celebrar a cultura e as tradições japonesas.
Domingo – Salão Nobre – 14:30
Painel: Aromas, Cores e Tradição: Explorando os valores nikkeis na Gastronomia e na Arte com a artista Camila Gondo e a chef Telma Shiraishi, com mediação de Fernando Matsumoto.
Concurso de Cosplay – Mundo OK – Domingo – Grande Auditório – 16 horas
Avaliação de caracterização e interpretação de personagens de anime, mangá e videogames, momento para os fãs mostrarem suas habilidades de cosplay.
Visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Oportunidade de visitar e conhecer as exposições que retratam a jornada dos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais.
São cerca de 97 mil itens divididos em três andares do edifício Bunkyo, inclusive com acesso ao acervo inédito de itens de cosplay, mangás, animes e metal heroes.
Shows tradicionais e novidades
O Grande Auditório terá apresentações musicais com cantores tradicionais da comunidade, como Joe Hirata, Karen Ito, Isinha Toyota e Takeshi Nishimura.
Ainda: atrações como taiko, dança clássica japonesa, além de novos talentos nikkeis como Yutaka e Mai Momonuki para embalar o público em dois dias de programação.
O evento contará com exposição e venda de bonsai e orquídeas, workshop de artes marciais, oficinas de culinária e cultura japonesa, venda de livros, praça de gastronomia e bazaristas trazendo artigos japoneses e itens de cultura pop e cosplay.
No espaço cultural, destaque para os principais elementos da cultura japonesa, como:
– Kokedama e Ikebana (arranjo floral), Arte Koguei (cerâmica), costura criativa, Mangá, Orinuno (origami em tecido), Literatura, Oshibana (arte com flores prensadas), Oshie (arte com sobreposição), entre outros.
SERVIÇO:
Dias: 17 e 18 de junho de 2023
Horário: 10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)
Local: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (metrô São Joaquim)
Entrada gratuita – Livre para todos os públicos