A mobilidade elétrica é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, com a chegada de novas empresas e marcas que disputarão seu espaço no mercado, trazendo investimentos e oportunidades de desenvolvimento tecnológico e sustentável.
Dentro desse contexto, a capital do País terá o palco do C-MOVE Brasília – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que será realizado nos dias 19 e 20 de março de 2024.
O evento será no Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá, com o objetivo de estimular o debate e promover as tecnologias e vantagens da eletrificação na mobilidade urbana.
Um dos temas centrais do evento será a cadeia produtiva dos ônibus elétricos e seus impactos em investimentos, emprego e renda.
O debate se concentrará em compreender quais ações estratégicas, coordenação de atores e políticas públicas são essenciais para alavancar a produção nacional de modo a atender aos mercados brasileiros e latino-americanos.
À medida que as cidades da região avançam na implementação do transporte público elétrico, o congresso avaliará os impactos nos cronogramas de investimentos desse setor e em que medida instrumentos de políticas públicas são necessários para atuar em componentes e produtos estratégicos.
“No cenário dos ônibus elétricos, observa-se uma transição em andamento em todo o mundo”, comenta Edgar Barassa, sócio fundador da Barassa and Cruz Consulting (BCC), que será o moderador das discussões desse painel no Congresso.
“É crucial avaliar qual papel e, principalmente, protagonismo desejamos desempenhar como produtores dessas novas tecnologias, a fim de continuarmos sendo participantes relevantes nesse setor”, completa.
De acordo com Barassa, o debate instigado pelo C-MOVE representará um vetor poderoso para esse planejamento, tendo Brasília como o epicentro das discussões.
Reunirá os atores necessários para visualizar de maneira mais clara os caminhos para alcançar essa visão de futuro, consolidando a relevância do setor de ônibus elétricos no Brasil.
O evento contará com a participação de representantes de:
– Empresas públicas e privadas, operadoras e concessionárias do transporte urbano, gestores da frota de ônibus elétricos.
“O Brasil não pode perder o ritmo desse avanço em favor da mobilidade sustentável”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do Congresso, e do IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável.
O C-MOVE Brasília abordará outros assuntos relevantes para o setor, como:
– Eletromobilidade e o setor energético; infraestrutura de recarga e desafios da sua implantação; novos modelos de modais elétricos (ferroviário, marítimo e aéreo);
– Aspectos jurídicos da eletromobilidade; baterias e armazenamento de energia; o transporte público; e as cidades inteligentes.
O evento é uma realização da MES Eventos e do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), com o apoio institucional de diversas entidades e empresas do setor.
As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/c-move-brasilia-2024/2308418.