C-MOVE define nomes que discutirão o futuro dos veículos elétricos no Brasil

Anúncio

O C-MOVE, congresso que será realizado dentro do “Veículo Elétrico Latino-Americano”, já confirmou alguns nomes de seu programa.

O Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) vai acontecer nos dias 23 e 24 de setembro, das 9h às 18h, no auditório do Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo (SP).

Para o encontro deste ano estão confirmados nomes de peso deste mercado, como Iêda Oliveira, diretora da Eletra – empresa referência nacional e internacional em transporte público sustentável que há décadas lida com essa tecnologia no Brasil.

O diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, também está confirmado para o congresso. Ele também participa do evento como presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Anúncio

Outros nomes confirmados são:

– David Noronha, CEO da Energy Source (fabricante de baterias);

– Rui Almeida, diretor da Riba Brasil (montadora de scooters elétricos) e vice-presidente de Levíssimos da ABVE;

– Márcio Canzian, CEO da Eletricz (referência em monociclos elétricos no Brasil);

– Wilson de Morais, engenheiro e gerente de produto da empresa suíça ABB (empresa com sede na Suíça focada em energias e automação);

– Daniel Maia, CEO da Athon Energia (especializada no desenvolvimento de energias);

– Raul Beck, consultor especialista da Fundação CPQD da SAE Brasil;

– André Fortes, co-fundador e coordenador da Lemob (Laboratório da Eletromobilidade);

– Marcus Regis, coordenador executivo da PNME (Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica);

– Police Neto, ex-vereador de São Paulo e consultor em mobilidade urbana sustentável;

– Rogério Markievicz, presidente da Abravei (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores);

– Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM;

– Flávia Consoni, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.

CASE DA NORUEGA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES

O case de sucesso da Noruega no mercado mundial da eletromobilidade será uma das atrações do C-MOVE.

No congresso, a Innovation Norway, entidade norueguesa que opera dentro do Consulado Geral da Noruega, no Rio de Janeiro (RJ), vai mostrar como a “vocação elétrica” do país o motivou a desenvolver ações de incentivo ao carro elétrico já no início dos anos 90, uma conversa que só agora, 30 anos depois, começa a ganhar forma no Brasil.

Como resultado, no ano passado, pela primeira vez, as vendas de carros elétricos superaram as de veículos convencionais.

Em 2020, 54,4% dos veículos vendidos por lá foram os elétricos. Foi o primeiro país do mundo a atingir essa façanha.

E a Noruega tem ambições ainda mais ousadas para os próximos anos, informa a Innovation Norway. Uma das metas é reduzir o total de suas emissões em 40% até 2030. Para tanto, existem projetos não só de carros elétricos, mas também de aviões e navios.

Em 2023 será criada uma primeira rota de voo comercial doméstico elétrico. Atualmente, 40% das embarcações elétricas do mundo já são norueguesas. O setor marítimo projeta atingir “zero emissões” em 2050.

No setor automotivo, a Noruega planeja que, já em 2025, todos os novos automóveis vendidos para o consumidor sejam elétricos.

Para participar do C-MOVE, o público deve acessar www.sympla.com.br/c-move-2021—congresso-de-mobilidade-e-veiculos-eletricos__1222335.

EVENTO SOBRE VEÍCULO ELÉTRICO SERÁ REALIZADO AO AR LIVRE

Em sua 16ª edição, o “Veículo Elétrico Latino-Americano” terá muitas outras atrações e, em 2021, levará o nome de “VE Open”, um modelo de evento atualizado ao momento da pandemia no País. O local também foi alterado.

Pela primeira vez, o VE será realizado ao ar livre, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

O “VE Open” será realizado entre 23 e 25 de setembro com uma programação diária e intensa voltada para a mobilidade elétrica.

Nos três dias do evento, vai acontecer uma feira com exposição de veículos, equipamentos e tecnologias do mercado da eletromobilidade.