C-MOVE Minas: congresso da mobilidade verde acontece em agosto

Anúncio

As últimas tendências, soluções inovadoras e avanços no campo da mobilidade verde e eletromobilidade marcarão a programação do C-MOVE Minas.

O congresso e exposição de veículos e tecnologias vem se consolidando como um dos principais fóruns do segmento no Brasil.

O evento, realizado anteriormente em Brasília e Florianópolis e previsto para São Paulo em outubro, acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte.

O congresso, mentoreado pela Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME), com patrocínio das empresas Stellantis, Keysight e apoio do Governo de Minas Gerais, trará uma programação abrangente.

Anúncio

Além das palestras e debates, haverá uma exposição de produtos que permitirá aos participantes conhecerem as últimas novidades em veículos elétricos, soluções de mobilidade e tecnologias disruptivas.

Para Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável – IBMS, o evento é uma plataforma essencial para quem deseja estar na vanguarda da mobilidade sustentável.

“Ele oferece uma experiência rica em conhecimento e oportunidades de networking com os principais atores do setor”, completa o executivo que também é presidente da MES Eventos, organizadora do Congresso.

As inscrições para participação no C-Move Minas já podem ser realizadas por meio do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-minas-gerais/2486504

O Serviço Social Autônomo – Servas será beneficiado com as doações resultantes das inscrições para o evento, que terá o formato de inscrição social.

Os participantes devem adquirir um mínimo de R$ 150 em roupas de cama e banho, que serão doadas à Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul promovida pelo Servas em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais.

Esses itens serão destinados à população gaúcha afetada pelas enchentes, contribuindo para aliviar as necessidades básicas daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade imediata.

Palestras e Painéis Temáticos

A sessão de abertura contará com a presença de autoridades e líderes do setor de Mobilidade Verde, que discutirão a importância da transição para a eletromobilidade no contexto brasileiro e global.

A primeira palestra será a apresentação do 3º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica da PNME, que compila uma visão abrangente e detalhada dos desenvolvimentos mais significativos no setor de eletromobilidade.

A apresentação abordará os marcos tecnológicos, as políticas públicas implementadas e os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes da adoção de veículos elétricos no Brasil.

Entre os painéis, destaque para o “Panorama da Descarbonização de Minas Gerais”, onde especialistas discutirão os avanços e desafios da descarbonização no estado, abordando políticas públicas, iniciativas privadas e projetos em andamento que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

No painel “Minerais Estratégicos e Novas Tecnologias para a Produção de Baterias”, será discutida a importância de minerais como lítio, cobalto e grafeno na produção de baterias e as tecnologias emergentes que visam otimizar essa produção, com destaque para o potencial de Minas Gerais como fornecedor desses minerais.

O painel “Financiamento e Investimento em Mobilidade Elétrica: Estratégias e Incentivos” abordará as melhores práticas e estratégias para atrair investimentos ao setor, destacando tanto os incentivos governamentais quanto os privados.

Já no painel “Expansão e Desenvolvimento da Infraestrutura de Recarga Elétrica no Brasil”, especialistas discutirão as estratégias necessárias para ampliar a rede de estações de recarga, analisando os desafios tecnológicos, econômicos e regulatórios envolvidos.

A evolução dos veículos leves no Brasil será tema do painel “Veículos Leves: Coexistência de Tecnologias e Múltiplas Rotas Tecnológicas”, onde será discutida a integração de veículos elétricos, híbridos e outras soluções tecnológicas.

Em “Integração da Eletromobilidade nos Sistemas de Transporte Público”, serão abordadas estratégias para integrar veículos elétricos ao transporte público, discutindo desde a implantação inicial até a manutenção e expansão das frotas elétricas.

Outro painel importante será “Eletromobilidade e Mobilidade Urbana: Planejamento e Integração no Espaço Público”, que explorará as metas e ações governamentais que incentivam a adoção de tecnologias avançadas e processos de fabricação eficientes e sustentáveis, transformando a produção industrial no país.

No painel “Neoindustrialização: Perspectivas para a Mobilidade Sustentável”, serão abordadas as iniciativas para modernizar a indústria e promover a inovação, alinhando-se com a nova Política Industrial do governo.

Para que a eletromobilidade se torne uma realidade para a maioria da população, o painel “Estratégias para a Popularização da Eletromobilidade no Brasil” discutirá a implementação de políticas de incentivo, redução de custos e campanhas educativas para desmistificar a mobilidade elétrica.

Por fim, o painel “Academia e Mercado: Conexão para a Inovação” destacará a importância da colaboração entre instituições de ensino e empresas para desenvolver tecnologias avançadas e soluções práticas para o setor.

O painel de encerramento fará um apanhado das discussões realizadas ao longo do congresso, destacando os principais pontos abordados e as conclusões tiradas pelos especialistas.