O Cairns Convention Centre (CCC), localizado na Grande Barreira de Corais da Austrália, foi selecionado para um prestigioso prêmio local na categoria de Gestão de Pessoas.
O “Prêmio de Excelência Empresarial de Cairns” reconhece práticas empresariais excepcionais, excelência no serviço e sustentabilidade ambiental.
Já liderando em sustentabilidade – tendo recentemente lançado um menu ecológico com produtos locais que valoriza agricultores e fornecedores da região – a venue agora se orgulha de ser reconhecido por sua estratégia de gestão de pessoas, mais especificamente, seu compromisso com a acessibilidade e inclusão.
Seu lema é “A Paixão está em Nossa Natureza”, com “Pessoas estão em Nossa Natureza” como sua filosofia de gestão de pessoas.
Globalmente, 1 em cada 7 pessoas vive com uma deficiência, e a taxa de desemprego para pessoas com deficiência é mais que o dobro daquelas sem deficiência.
Para enfrentar essa disparidade, a venue adotou abordagens amplas e inovadoras para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e acessível, desde um design cuidadoso do edifício até iniciativas progressivas no local de trabalho.
Principais características de acessibilidade incluem uma abrangente acessibilidade para cadeiras de rodas em todo o Centro.
Todas as salas de reuniões, por exemplo, acomodam cadeiras de rodas, e tanto a Arena quanto o Auditório incluem vários locais de assentos para cadeirantes e acompanhantes.
Há muitas instalações sanitárias acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e elevadores e escadas rolantes conectam todos os níveis do prédio.
Além disso, o local possui um espaço dedicado para troca de fraldas. Para aqueles com deficiência auditiva e visual, há sistemas avançados de amplificação sonora e sinalização em braile por toda a instalação.
Planos de trabalho flexíveis permitem horários reduzidos e opções de trabalho remoto quando necessário, e as comunicações externas, como anúncios de vagas, são constantemente revisadas para garantir a legibilidade em leitores de tela.
O Centro também fez parcerias com provedores de emprego para pessoas com deficiência através de iniciativas como o programa financiado pelo governo federal, o “Tourism Taster”.
Esse programa conecta as empresas de turismo de Cairns com funcionários com deficiência, promovendo a inclusão e aprimorando os processos de contratação.
“O CCC tem sido um parceiro altamente solidário do projeto Tourism Taster, com várias pessoas com deficiência sendo colocadas em funções na Venue em diversas equipes, como cozinha, audiovisual, eventos, apresentação do local e pesquisa”, afirma Trudy Nagle, Coordenadora de Empregos do programa Tourism Taster.
Além disso, o Cairns Convention Centre lançou recentemente o Programa Girassol para Deficiências Ocultas.
Essa iniciativa permite que clientes e delegados compartilhem voluntariamente que possuem uma deficiência oculta e que possam precisar de assistência extra.
Os participantes podem usar identificações do Programa Girassol, como crachás, alfinetes ou pulseiras, para sinalizar discretamente sua necessidade de ajuda.
Todos os membros da equipe em tempo integral do Centro receberam treinamento sobre o Programa de Deficiência Oculta para garantir que ofereçam o cuidado e consideração necessários.
Janet Hamilton, Gerente Geral do Cairns Convention Centre, destacou a importância da inclusão e aceitação de pessoas com deficiência na força de trabalho.
“Nosso compromisso com a inclusão orienta nossas estratégias de gestão de pessoas, garantindo que nossas práticas sejam acessíveis e solidárias”, afirma.
“Essa dedicação não apenas melhora nosso ambiente de trabalho, mas também estabelece um padrão para os outros, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e oportunidades iguais para todos”, complementa.
De acordo com Hamilton, o objetivo é fornecer um local onde a acessibilidade seja inerente, não um pensamento tardio.
“Queremos que todos os nossos convidados, independentemente de suas habilidades, tenham uma experiência excepcional e igualitária em nossa venue”, finaliza.