Calculadora online permite avaliar o risco de contaminação em eventos

Anúncio ABIMAD39

Pesquisadores da Georgia Tech University, nos Estados Unidos, criaram uma calculadora online para mensurar o risco de contaminação de COVID-19 em eventos.

O modelo permite aos usuários inserir o tamanho de um evento hipotético e ver a probabilidade de alguém no evento estar com o vírus.

Entre os tamanhos disponíveis estão eventos 10, 25, 50, 100 ou até 5.000 pessoas.

Os pesquisadores calculam o risco com base no número oficial de novos casos relatados a cada dia em um determinado local (por condado nos Estados Unidos, ou por departamento na França, por exemplo).

Anúncio

O modelo também leva em consideração o fato de que o número real de contaminações é 5 a 10 vezes maior que o número de testes positivos, e o usuário pode calcular o risco de acordo com essas duas hipóteses, 5 ou 10.

De acordo com seu criador, Joshua Weitz, o site tem uma abordagem conservadora: presume que uma pessoa permanece positiva por 10 dias. No entanto os pesquisadores estimam que uma pessoa é altamente contagiosa entre 5 a 6 dias – e que no resto do tempo é menos ou menos, apesar da presença residual do vírus.

A calculadora também não leva em consideração que uma pessoa infectada tem maior probabilidade de ficar em casa após o aparecimento dos sintomas.

Por enquanto os dados disponíveis são de regiões nos Estados Unidos, bem como alguns países da Europa como França, Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal. Não é possível calcular com o Brasil.

No ar desde julho deste ano, o site pode ser acessado através do link https://covid19risk.biosci.gatech.edu/ . Devido ao grande número de acessos, ele pode aparecer fora do ar algumas vezes.

Cada evento acontece de uma forma diferente, com protocolos diferentes, em espaços diferentes. A calculadora não é uma regra, mas uma interessante forma de visualizar simulações de risco.

Simulação na prática

Existem atualmente mais de 60.000 habitantes de Iowa (EUA) com casos ativos de coronavírus – ou cerca de 2% da população do estado, de acordo com estatísticas estaduais. 

Isso significa que cerca de 1 em cada 50 habitantes de Iowa está atualmente infectado com o coronavírus.

Mesmo entre os grupos menores de 25, é provável que pelo menos uma pessoa no evento tenha o coronavírus. Um evento hipotético com 25 pessoas no condado de Polk teria 78% de chance de incluir alguém com o coronavírus.

Se são 10 convidados em torno de uma mesa, hoje, em Paris, o risco de pelo menos um deles ter o coronavírus é de 32%. Em Washington, é de 18%. No condado de Walsh, na Dakota do Norte, é de mais de 99%. Em Praga, é de 58%.

Obs: Os dados das simulações podem variar pois a matéria não traz os dados relativos ao dia de hoje do mapa

1 COMENTÁRIO