A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) deu mais um passo importante para transforma-se em uma agência com status de serviço social autônomo. A medida provisória (MP) que propicia esta mudança foi aprovada na última segunda-feira (27) na Câmara dos Deputados.
Pela MP, a Embratur fica extinta e passa a ser Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Na prática, conforme o texto, a agência permanece ligada ao governo federal, mas pode contar com recursos privados para promover ações.
No entanto, para virar lei definitivamente, a proposta ainda precisa ser aprovada pelos senadores.
Reunião com secretários de turismo
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, participou de uma videoconferência, nesta terça-feira (7/4), com mais de 20 membros do FORNATUR – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Na oportunidade, Neto demonstrou sua disposição em levar sugestões do setor público ao Governo Federal neste momento em que o trade turístico encontra dificuldades excepcionais por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.
Sobre o trabalho realizado pela Embratur, os participantes da reunião concordaram que a aprovação da Medida Provisória 907/2019, em tramitação no Congresso Nacional, é essencial para que a instituição tenha recursos suficientes para ser protagonista na retomada do turismo brasileiro.
“Sou otimista, assim como é o presidente Bolsonaro, e considero que conseguiremos começar a superar esta crise de proporções bíblicas ainda antes de 2021, especialmente com a aprovação da MP 907/2019, que garantirá à Embratur que se transforme em Agência e tenha muito mais força para encontrar soluções para o cenário pós-pandemia nos estados representados pelos senhores”, salientou o Gilson Machado Neto.
Em nome dos demais secretários presentes à reunião realizada via internet, o presidente do FORNATUR, Bruno Wendling, salientou que a entidade encaminhou documento ao Ministério do Turismo com algumas demandas do setor e pediu que o presidente da Embratur pudesse reforçar a importância de que as medidas sejam atendidas.
Representando o FORNATUR, participaram: Bruno Wendling, presidente do FORNATUR; Otávio Leite, secretário de turismo do Rio de Janeiro; Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará; Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Tocantins e presidente da Adetuc; Dorval Uliana, secretário de Turismo do Espírito Santo; André Orengel Dias, secretário de Turismo do Pará; Catulé Junior, secretário de Turismo do Maranhão; Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal; Marcelo Costa, secretário-executivo de Turismo de São Paulo; Jefferson Moreno, secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso; Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo; Ruth Avelino, presidente da PBTur; Rosilene Medeiros, presidente da Amazonastur; Bruno Reis, presidente da Emprotur (RN); Leandro “Mané” Ferrari, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur (SC); Isabela Tiorqueta, diretora-técnica da Paraná Turismo; Bernardo Vianna, secretário-adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Marina Pacheco Simião, superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico da SETUR (MG).