Campinas tem o melhor aeroporto do Brasil

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No 1º trimestre deste ano, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do Brasil  com a mais alta avaliação já alcançada na série histórica da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro. O terminal atingiu o recorde de 4,64 pontos, em uma escala de satisfação de 1 a 5, além de emplacar a melhor pontuação em 19 dos 38 indicadores avaliados pelo governo federal. Os dados são medidos trimestralmente pela Secretaria de Aviação da Presidência da República.

Em 16 indicadores da pesquisa, Viracopos atingiu a meta de performance estipulada pelo governo federal, que é de manter as avaliações com nota igual ou maior que 4, em uma escala de 1 a 5. Os passageiros estão mais satisfeitos, por exemplo, com a cordialidade dos funcionários do aeroporto paulista. A melhor avaliação ficou com os servidores da imigração (4,93), seguida pela satisfação com o atendimento da equipe de aduana (4,89). Ainda no item de prestação de serviços e cuidado aos passageiros, o terminal atingiu a nota 4,83 no critério inspeção de segurança.

Também foram destaques na avaliação dos passageiros: a disponibilidade de transporte público para o aeroporto e a facilidade de embarque e desembarque, que emplacaram nota 4,81; e a qualidade das instalações de estacionamento de veículos e disponibilidade de assentos na sala de embarque, que chegaram a 4,80.

Para Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação, um dos objetivos da pesquisa também é a concorrência saudável entre os aeroportos avaliados, no sentido que possam oferecer cada vez mais aos passageiros serviços de excelência. “Após três rodadas da pesquisa, o aeroporto de Viracopos voltou ao topo da lista. Isso reflete o trabalho do gestor aeroportuário em estar 100% atento na prestação dos seus serviços, para que o nível de qualidade prestado ao passageiro seja sempre o melhor que se puder oferecer”.

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Itens de grande relevância para a boa experiência do viajante agradaram no terminal de Viracopos. A limpeza geral do terminal (4,78) e dos banheiros (4,77); a qualidade e disponibilidade de informações nos painéis de voos (4,68); a sinalização do terminal (4,65); o conforto térmico (4,64) e acústico (4,65) e a disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (4,53) receberam médias acima da meta de desempenho.

O Aeroporto de Viracopos foi concedido à iniciativa privada em 2012 para dar mais rapidez aos investimentos em infraestrutura aeroportuária, com o objetivo de modernizar, promover melhorias e prestar atendimento de excelência aos usuários do transporte aéreo do País. Em 23 de abril, as operações de voos domésticos foram transferidas para o novo terminal, cuja capacidade de atendimento chega a 25 milhões de passageiros/ano.

Ao todo, foram realizadas 13.830 entrevistas entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, divididas em 8.776 passageiros de voos domésticos e 5.054 de voos internacionais. Desde que o levantamento começou a ser feito em 2013, mais de 213 mil pessoas foram entrevistadas entre embarques e desembarques. Segundo a Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

Fonte: assessoria