Entre as atrações da próxima edição da Campus Party em São Paulo, que ocorre de 12 a 17 de fevereiro de 2019, está a realização da etapa regional paulista da F1 in Schools, projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa e empreendedorismo no ambiente da Fórmula 1. As equipes vencedoras disputarão a fase nacional, em abril, uma vaga na final internacional, realizada entre setembro e dezembro em um país a ser escolhido pela organização.
O F1 in Schools, sucesso pelo mundo há 15 anos, é operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro e implementado nas escolas pela ZOOM education for life, que promove o protagonismo de alunos em sala de aula por meio de programas de aprendizagem focados no desenvolvimento do potencial criativo. Voltada para jovens dos níveis Fundamental e Médio, de 12 a 19 anos, a iniciativa desafia os estudantes de todo o Brasil a criarem uma empresa (escuderia) e a utilizarem diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro que competirá na modalidade de automobilismo mais popular do mundo.
Três equipes brasileiras participaram da final internacional da edição 2018, realizada na última passada em Cingapura. A equipe B.E.S.T., da Escola FourC, de Bauru, recebeu o prêmio Special Achievement por integrar os concorrentes mais jovens (entre 12 e 14 anos), além de ter o 14º carro mais rápido entre os 50 da competição.
Como funciona
São organizadas equipes de até seis alunos que, juntos, devem criar uma microempresa e realizar diversas atividades, como gerenciar o projeto e construção de um modelo de carro da Fórmula 1; desenvolver plano de negócios, marketing e ações em mídias sociais; buscar parceria/patrocínio com o setor privado; e criar ação social. O F1 in School pode ser inserido nas seguintes matérias da grade curricular, tornando o ensino mais próximo da prática:
FÍSICA: projeto, aerodinâmica, atrito, cinemática;
QUÍMICA: teoria dos gases, materiais;
MATEMÁTICA: elaboração de orçamento, controle, planilhas;
PORTUGUÊS: elaboração de portfólio, site, página e textos para Facebook, Plano de Marketing, material para patrocínio;
ARTES: logotipo, criação da marca, artes para postagens no site, Facebook, material promocional, estande;
INGLÊS: entendimento das Regras e Regulamentos do Projeto (original na língua inglesa);
COMUNICAÇÃO: apresentações para patrocinadores, mídia e juízes;
TECNOLOGIAS: projeto em CAD, usinagem de carros, impressão 3D, sistema de eixos e rolamentos.
As premiações para as equipes de melhor desempenho são realizadas dentro das seguintes categorias:
• Campeão Geral (maior pontuação geral, próxima a 1000 pontos) • Segundo Colocado • Terceiro Colocado • Carro mais veloz • Melhor Engenharia • Participação Feminina • Patrocínio e Marketing • Pensamento Criativo • Identidade da Equipe • Melhor Colaboração Internacional • Excelência em Espírito Esportivo • Melhor Novato • Estande • Apresentação Verbal • Portfólio • Pesquisa e Desenvolvimento • Mídia Social.
Entre as atrações da próxima edição da Campus Party em São Paulo, que ocorre de 12 a 17 de fevereiro de 2019, está a realização da etapa regional paulista da F1 in Schools, projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa e empreendedorismo no ambiente da Fórmula 1. As equipes vencedoras disputarão a fase nacional, em abril, uma vaga na final internacional, realizada entre setembro e dezembro em um país a ser escolhido pela organização.
O F1 in Schools, sucesso pelo mundo há 15 anos, é operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro e implementado nas escolas pela ZOOM education for life, que promove o protagonismo de alunos em sala de aula por meio de programas de aprendizagem focados no desenvolvimento do potencial criativo. Voltada para jovens dos níveis Fundamental e Médio, de 12 a 19 anos, a iniciativa desafia os estudantes de todo o Brasil a criarem uma empresa (escuderia) e a utilizarem diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro que competirá na modalidade de automobilismo mais popular do mundo. Em tempo. Três equipes brasileiras participaram da final internacional da edição 2018, realizada na última passada em Cingapura. A equipe B.E.S.T., da Escola FourC, de Bauru, recebeu o prêmio Special Achievement por integrar os concorrentes mais jovens (entre 12 e 14 anos), além de ter o 14º carro mais rápido entre os 50 da competição. Sobre o programa F1 in Schools Implementado nas escolas pela ZOOM education for life, empresa que desenvolve e implementa soluções de aprendizagem baseadas na cultura Maker, o F1 in Schools é um projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa e empreendedorismo no ambiente da Fórmula 1. Fruto de uma parceria da ZOOM com a Associação Projetando o Futuro, que opera o programa no Brasil, a iniciativa é voltada para estudantes dos níveis Fundamental e Médio, de 12 a 19 anos de idade, promovendo a experiência com o Empreendedorismo, contato com Tecnologias e Protagonismo em sala de aula e prepara os estudantes para uma competição de verdade, cujas finais serão realizadas em fevereiro/março (Regional), em abril (Nacional) e, em uma data entre setembro e dezembro, a Final Internacional. Criado há 15 anos e adotado em 42 países, o F1 in Schools no Brasil traz o Empreendedorismo como elemento adicional às atividades originais do programa. As escolas que contratam o programa recebem da ZOOM toda assistência para capacitação dos professores e adaptação do programa na grade curricular das instituições educacionais. Atuando como mentores, os professores estimulam seus alunos a buscarem interação com a comunidade, ampliando a visão de mundo com confiança e responsabilidade ao participarem de todas as fases de construção da empresa (escuderia) até a fase final, quando o carro vai competir da Fórmula 1.
O F1 in Schools estimula o protagonismo do aluno em sala de aula ao propiciar oportunidades para desenvolver recursos como planejamento, flexibilidade na busca de soluções, prever consequências, conviver com as diferenças e respeitá-las, e resiliência para enfrentar dificuldades, além de exercitar a autonomia intelectual do jovem por meio de atividades planejadas que propiciam o uso de diversas habilidades de pensamento como: interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. “Ao adotar o programa, a escola revitaliza o ensino das matérias, adicionando diferenciais à sua grade escolar, além de proporcionar uma interação mundial entre os seus alunos, com oportunidades para intercâmbios e difusão de conhecimento”, explica Marcos Wesley, CEO da ZOOM. Além de favorecer que as aulas aconteçam em um ambiente divertido, lúdico e desafiador, o programa incentiva o trabalho em equipe com lições de empreendedorismo e uso de técnicas de crowdfunding, oferece acesso a outras línguas e culturas e estimula a constituição de ética profissional e social. “O F1 in Schools já foi adotado por sete escolas no Brasil e a nossa meta é inserir o programa em 90 instituições até o início do torneio regional. É importante dizer que, além da experiência completa de aprendizado na prática, convivência e interação com outras pessoas de diversos países e suas diferentes culturas e estilos de vida, trata-se de um programa que une escolas, alunos e suas famílias numa competição global e amigável”, diz Marcos Wesley. Como funciona São organizadas equipes de até seis alunos que, juntos, devem criar uma microempresa e realizar diversas atividades, como gerenciar o projeto e construção de um modelo de carro da Fórmula 1; desenvolver plano de negócios, marketing e ações em mídias sociais; buscar parceria/patrocínio com o setor privado; e criar ação social. O F1 in School pode ser inserido nas seguintes matérias da grade curricular, tornando o ensino mais próximo da prática: FÍSICA: projeto, aerodinâmica, atrito, cinemática; QUÍMICA: teoria dos gases, materiais; MATEMÁTICA: elaboração de orçamento, controle, planilhas; PORTUGUÊS: elaboração de portfólio, site, página e textos para Facebook, Plano de Marketing, material para patrocínio; ARTES: logotipo, criação da marca, artes para postagens no site, Facebook, material promocional, estande; INGLÊS: entendimento das Regras e Regulamentos do Projeto (original na língua inglesa); COMUNICAÇÃO: apresentações para patrocinadores, mídia e juízes; TECNOLOGIAS: projeto em CAD, usinagem de carros, impressão 3D, sistema de eixos e rolamentos. As premiações para as equipes de melhor desempenho são realizadas dentro das seguintes categorias: • Campeão Geral (maior pontuação geral, próxima a 1000 pontos) • Segundo Colocado • Terceiro Colocado • Carro mais veloz • Melhor Engenharia • Participação Feminina • Patrocínio e Marketing • Pensamento Criativo • Identidade da Equipe • Melhor Colaboração Internacional • Excelência em Espírito Esportivo • Melhor Novato • Estande • Apresentação Verbal • Portfólio • Pesquisa e Desenvolvimento • Mídia Social. A Associação Projetando o Futuro é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais que ofereçam aos alunos oportunidades de desenvolver práticas de empreendedorismo, uso de programas de engenharia, acesso a tecnologias modernas e contato com empresas de diversas áreas permitindo vivenciar experiências fora das paredes das escolas. |