Canton Fair online foi uma prova de como os eventos presenciais não podem ser substituídos

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A tentativa da China de realizar de maneira online a maior feira comercial do mundo neste mês demonstrou que, para algumas coisas, é difícil substituir as reuniões presenciais. A Canton Fair, conseguiu que cerca de 25.000 expositores se inscrevessem para uma oportunidade online de ‘conhecer’ compradores globais através de uma arquitetura virtual construída pela Tencent Holdings Ltd, com tecnologia de transmissão ao vivo, tradução e conferências

Mas para muitos dos expositores entrevistados pela Bloomberg News na semana passada, capturar – e reter – a atenção de dos visitantes online foi muito mais difícil do que em um ambiente físico. A comunicação e o acompanhamento dos leads também foram mais complicados no sistema virtual.

“O formato online, definitivamente, não pode substituir a feira real por enquanto, e não vejo isso acontecendo nem em um ou dois anos”, disse Yvonne Xu, gerente de vendas da Hangzhou Sinosky Industrial Ltd., fabricante de roupas e acessórios fashions.

Esse é um pensamento preocupante para os otimistas da tecnologia que esperam que o comércio global possa mudar rapidamente para a operação online em uma época em que o coronavírus reduziu as viagens globais.  Como muitos outros exportadores, a empresa de Xu treinou seus vendedores nas semanas que antecederam a feira para se familiarizar com as técnicas de merchandising de vídeo ao vivo. Eles também contrataram modelos estrangeiros para fazer centenas de fotos para o catálogo online. Mas o enorme sucesso que eles esperavam dos clientes não se concretizaram.

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Xu sentiu que a feira virtual ainda era algo novo, que ainda não havia sido aceito por clientes estrangeiros. Na exposição do mundo real, os clientes entram em um estande e podem identificar rapidamente os produtos que lhes interessam. No programa de transmissão ao vivo, no entanto, um vendedor gasta pelo menos 1 ou 2 minutos em cada produto e os clientes seguem rapidamente se nada chamar sua atenção imediatamente.

Embora haja muito tráfego de visitantes, é mais difícil entrar em contato com os clientes em comparação com o modelo antigo, disse Lilian Ho, gerente da empresa de fabricação de calçados Wenzhou Steed International Industry Co. Ltd. “Temos registros de visitantes, mas não podemos entrar em contato com eles, pois existem apenas nomes. Talvez seja por causa de preocupações com a privacidade, mas tudo que preciso é apenas um endereço de email”, disse Ho.

Para Ho, com a feira tradicional, uma conversa “face-to-face” poderia resolver rapidamente as perguntas dos clientes e os vendedores receberiam centenas de cartões de visita para acompanhamento posterior. Na esfera virtual, se um cliente não obtiver uma resposta dentro de 30 segundos, ele provavelmente sairá, e será impossível encontrá-lo – a menos que eles deixem seus contatos ou voltem novamente.

A ferramenta de mensagens instantâneas também não é ideal, de acordo com Bonny Chen, diretora de vendas da Hangzhou Shuaike Textile Import and Export Co., fabricante de roupas de couro. Chen está feliz com o tráfego de visitantes – uma sessão de transmissão ao vivo recebeu mais de 1.800 espectadores, inspirando-a a considerar seriamente fazer mais marketing online por meio de aplicativos de transmissão ao vivo no futuro. No entanto, a comunicação não é tranquila por meio da ferramenta de bate-papo ao vivo, pois, às vezes, fica atrasada, tornando a digitação do texto um fardo para os dois lados.

Outro lado

Algumas empresas menores se saíram melhor do que esperavam. Dayu Song, diretora de vendas da Haining Xinlong Seamless Garments Ltd., com sede em Zhejiang, que exporta roupas de ioga e roupas esportivas, disse que suas sessões de transmissão ao vivo receberam mais de 1.200 visitantes, 6 vezes mais que sua experiência anterior na feira.

O misterioso algoritmo do site de transmissão ao vivo provavelmente ajudou, pois sua empresa, sem pagar por nenhuma publicidade, permaneceu no topo da página de roupas esportivas pelos primeiros quatro dias. Isso é inimaginável no mundo real, onde grandes fabricantes ficam com estandes maiores, mais bem projetados e ganham mais atenção.

A 127ª Feira de Importação e Exportação da China, ou Canton Fair foi realizada totalmente online em 2020. Finalizada em 24/06, a feira de 10 dias atraiu quase 26.000 empresas nacionais e estrangeiras, com 1.8 milhão de produtos expostos.

Fonte: Bloomberg | Xinhuan