A CARBON CAPTURE EXPO South America está agendada para acontecer nos dias 5 e 6 de junho de 2024, no Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ).
Este será o primeiro evento no país a concentrar soluções e inovação em tecnologia, equipamentos e serviços para captura, transporte e armazenamento de carbono.
O mercado global de dióxido de carbono (CO2) atingiu um marco sem precedentes, alcançando o recorde de 850 bilhões de euros (US$ 909 bilhões) no ano passado, de acordo com analistas da Refinitiv.
Apesar de uma diminuição de 20% no volume de créditos de carbono negociados globalmente, o valor do mercado aumentou em 14%, impulsionado pelos elevados preços negociados.
Com aproximadamente 46% de sua matriz energética sendo limpa – muito acima da média global de 14% – Brasil possui uma vantagem competitiva significativa para liderar uma descarbonização rápida e econômica.
Ao contrário dos Estados Unidos e da Europa, onde as emissões são concentradas na queima de combustíveis fósseis e na geração de energia, as emissões do Brasil estão diretamente relacionadas ao uso da terra, seja em manejo ou agricultura.
A regulamentação do mercado de carbono tem o potencial de atrair cerca de US$ 120 bilhões para o Brasil até 2030, de acordo com estudos da WayCarbon e da Câmara de Comércio Internacional.
Essa oportunidade de investimento substancial decorre da capacidade do Brasil de atender a 48,7% da demanda global por créditos de carbono até 2030, em grande parte devido à Floresta Amazônica.
A pesquisa da McKinsey indica que o Brasil pode atender a 48,7% da demanda global por créditos de carbono até 2030, em grande parte devido ao vasto potencial de sequestro de carbono da Amazônia.
“O mercado de carbono cresce exponencialmente em todo o mundo e o Brasil pode ser um dos protagonistas na evolução das tecnologias envolvidas na logística de captura, armazenamento, transporte e utilização do carbono”, aponta Cassiano Facchinetti, managing director da Interlink Exhibitions, organizadora do evento.
“Todos os setores produtivos hoje buscam soluções para minimizar sua pegada de carbono e a CARBON CAPTURE EXPO foi idealizada, justamente, para aproximar demanda e oferta e viabilizar a interação entre as empresas dos diversos setores que podem contribuir com este mercado”, completa.
Além da área de exposição, durante a CARBON CAPTURE EXPO South America será realizado um congresso técnico para debater temas, como segurança da regulamentação, viabilidade econômica e integração da cadeia.
A curadoria do evento de conteúdo está sendo feita pela CCS Brasil, parceira da CARBON CAPTURE.
“Há um imenso mercado para o Hidrogênio no Brasil e as tecnologias de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCS e CCUS) são aliadas estratégicas para viabilizar esse grande potencial. Os avanços no segmento de CCS, aliados às políticas públicas em andamento, acelerarão ainda mais esses projetos nos próximos anos”, avalia a Cofundadora e Diretora da CCS Brasil, Nathália Weber.
“Por isso, a CCS Brasil celebra essa parceria estratégica com o evento, com a organização do CCS Tech Summit, que tem o objetivo de promover as novas tecnologias para o setor e as oportunidades de desenvolvimento, rumo às rotas da descarbonização”, completa.
Segundo ela, a programação ainda está em fase de formatação, mas é possível adiantar que haverá espaço a discussão em torno:
– Das tecnologias de pós-combustão, pré-combustão e oxyfuel, tecnologias para captura de carbono, aplicações industriais do CO2, bioenergia por meio de captura de carbono;
– Separação de CO2, transporte e armazenagem, Regulamentação, mudanças climáticas, entre outros.
EVENTO SIMULTÂNEO
A CARBON CAPTURE EXPO SOUTH AMERICA acontece paralelamente à HYDROGEN EXPO SOUTH AMERICA, dois eventos inovadores e complementares.
São temas que estão diretamente relacionados, já que a tecnologia também integra os planos de produção do hidrogênio azul, que usa o gás natural com captura de carbono na sua produção.
Os dois eventos irão acontecer simultaneamente, porém com áreas de exposição e congresso exclusivas para cada assunto específico.
“A primeira edição do HYDROGEN EXPO South America, realizada em junho deste ano, foi um grande sucesso em termos de visitação, confirmando o interesse no mercado em alternativas para a transição energética”, diz Facchinetti.
“Muitas das empresas que participaram da Hydrogen Expo têm interesse ou já atuam no segmento de captura de carbono, portanto, a expectativa para a CARBON CAPTURE EXPO é altíssima”, conclui.
Serviço:
Data: 05 e 06 de junho de 2024.
Local: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).