O Carnaval 2014 de São Paulo já começou. Uma das maiores novidades deste ano é o lançamento do Censo (100 anos) do Samba Paulistano, que foi entregue hoje (terça-feira) pelo presidente da SPTuris, Wilson Poit, ao prefeito Fernando Haddad, durante a entrega da Chave da Cidade à Corte do Carnaval e vistoria do Sambódromo do Anhembi.
O livro reúne os principais dados, números e informações históricas do Carnaval de São Paulo e também homenageia as pessoas que fizeram e aqueles que ainda fazem desta festa sua grande paixão, os maiores responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso do samba da capital paulista. A publicação homenageia ainda o centenário do Carnaval de São Paulo que coincide, justamente no ano em que a Copa do Mundo será no Brasil, com o centenário da primeira convocação da Seleção Brasileira de Futebol.
Folia nas ruas
Além disso, no fim de semana, dezenas de blocos abriram a folia em bairros como a Luz e a Vila Madalena. Aliás, o fortalecimento e a organização dos desfiles de rua é uma das novidades deste ano. Com mais de 200 blocos cadastrados junto à Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, nada menos do que o triplo do ano passado, o Carnaval paulistano se renova e ganha ainda mais vida. E como reforço a ideia de celebrar ocupando o espaço público aberto, os desfiles das escolas do Grupo II da Uesp saíram do Autódromo de Interlagos e foram para as ruas, no bairro do Butantã.
Porém não é só nos bairros que a folia vai esquentar. No Sambódromo, as estrelas do Carnaval vão levar desfiles grandiosos para a avenida, já que as escolas prometem um investimento ainda maior em suas apresentações na passarela do samba. E a novidade é que esse ano serão quatro jurados por quesito, um a menos do que no ano passado, sendo que 40% desses jurados são novos e receberam treinamento ainda mais especializado do que nas edições anteriores. Mas o Sambódromo ainda reserva surpresas. Os desfiles da segunda-feira, das escolas do Grupo 1 da Uesp, poderão ser assistidos totalmente de graça. Os ingressos serão distribuídos nas quadras das escolas para o público.
Falando em ingressos, esse ano a Liga das Escolas de Samba de São Paulo assumiu a venda de ingressos pelo seu site e dividiu o valor em até 12 vezes. O resultado foi um expressivo fluxo de vendas, sendo que há três semanas do Carnaval, 70% dos ingressos já estavam vendidos. E para divertir e dar segurança aos foliões, além dos nove telões que estarão ao longo da avenida e que passarão instruções de segurança e localização de saídas de emergência, foram adicionadas mais duas câmeras de segurança no Sambódromo, totalizando 41 unidades.
Fonte: Cidade de São Paulo/SPTuris