“De presente, o agora”. Que ancestrais queremos ser? Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta?
É com essa reflexão e provocação, que toma forma o mote da CASACOR 2024, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas.
O tema – que permeará todas as edições nacionais e internacionais da CASACOR no próximo ano – foi apresentado pela Deca, patrocinadora Master do evento há 31 anos.
Durante a apresentação, André Secchin, CEO da CASACOR, citou do sucesso do evento em 2023, ainda em exposição em algumas cidades do país, e falou sobre o planejamento e o posicionamento da marca.
“Apostamos numa dinâmica diferente para a apresentação do tema da CASACOR, pois entendemos a importância e o impacto que ele tem em nosso segmento”, afirmou.
Secchin explicou que a ideia central é abrir o processo criativo da CASACOR para o mercado, enriquecendo o debate e destacando ainda mais o trabalho de pesquisa da equipe curadora e da organização da mostra.
“Trouxemos nossa equipe curatorial, que anualmente pesquisa os principais cenários e questões que impactam o segmento de arquitetura, design, sustentabilidade e comportamento e propusemos um bate-papo aberto com a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort, uma das mentes que nos inspira na definição da temática anual, traduzida em campanha pela Agência Sharp”, explicou.
Ele completou dizendo que ao colocar os holofotes sobre o tema, a CASACOR estimula novos cenários e projetos para seus eventos em 2024.
“Temos que instigar e intrigar. Esse é o papel da CASACOR como principal voz e organizadora de mercado do segmento”, acrescentou.
DE PRESENTE, O AGORA
Para o próximo ano, a CASACOR convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático.
É o que revela Livia Pedreira, curadora da mostra, ao lembrar que marcas e profissionais do elenco terão a oportunidade de refletir e explorar o tema, sintetizado na campanha “De presente, o agora”.
“Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, acrescenta a curadora.
Ela destaca que o Manifesto 2024 evidencia ainda mais essa intenção, ao propor uma imersão em nossa biodiversidade cultural, na beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento.
“Nos convoca também a ouvir as vozes dos guardiões do planeta. Aqueles que mantém em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra”, sintetiza Livia.
Para enriquecer ainda mais o debate, a CASACOR promoveu um bate-papo com a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort.
Cidadã global, a famosa educadora, editora, curadora de design e de exposições internacionais, aposta no poder criativo do chamado Sul Global, onde o Brasil está inserido, como uma alternativa de futuro para a humanidade.
A conversa de Edelkoort aconteceu com Pedro Ariel Santana, jornalista especializado e curador da mostra, e Alexandre Salles, arquiteto, mestre em Semiótica Urbana (FAU-USP) e coordenador do Instituto Europeo de Design (IED).
O bate-papo colocou em destaque a urgência de aprofundar as pesquisas sobre nossas heranças culturais, tão ricas quanto diversas, somadas às inovações tecnológicas, estimulando os profissionais e as marcas presentes a pautarem seus projetos e produtos por esse novo e tão necessário olhar.
Além da apresentação do tema e da campanha, o evento teve o anúncio da data para a 37ª edição da CASACOR São Paulo. Em 2024, o evento será realizado de 21 de maio a 28 de julho.
O palco de tudo isso será novamente o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso do evento num dos mais visitados endereços da cidade.
Em 2024, a mostra vem repleta de novidades e implantação totalmente diferente, ocupando o mezanino e o terraço aberto do edifício.