CASACOR São Paulo 2023 teve recorde de público e recebeu Certificado Lixo Zero pela terceira vez

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A CASACOR São Paulo recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado Lixo Zero, com impressionante índice de 99,7% de desvio de aterro e nota A em boas práticas.

Respeitando a metodologia estabelecida pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, a auditoria teve como objetivo avaliar a aplicação da hierarquia Lixo Zero, tanto com base nos documentos enviados quanto na visita in loco.

A preocupação com a redução de resíduos foi uma constante na organização do evento. Nesta edição, incentivou-se o uso de lonas plásticas no contrapiso para diminuir a aderência da argamassa, possibilitando que os pisos sejam removidos sem quebras durante a desmontagem.

Dessa forma, podem ser reaproveitados em outras obras ou doados. O mesmo acontece com móveis, portas, espelhos, vidros e outros, evitando descarte.

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Os resíduos gerados na edição 2022 equivalem a 4 dias de produção em uma cidade de 210 mil habitantes.

Os cálculos foram baseados nas 875 toneladas geradas pela mostra no ano anterior, sendo que nenhuma dessas toneladas foi enviada para aterro sanitário.

Entre outras medidas adotadas pela organização estão também as obras secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destinação adequada.

De acordo com Darlan Firmato, Gestor de Sustentabilidade da mostra, a CASACOR São Paulo é um grande laboratório que permite experimentar inovações.

“Inovar com criatividade, sempre associando às melhores práticas sustentáveis. Esperamos que esta conquista seja inspiração para todo o mercado”, acrescenta.

Segundo Matheus Peçanha, do Certificado Lixo Zero, a Casacor vem se mostrando, além de uma mostra de arquitetura, um case de sustentabilidade e ESG em muitas frentes.

“Ela é uma referência hoje. Fazer e manter uma gestão de resíduos de maneira eficiente é um grande desafio, que tem sido contornado com grande maestria”, completa.

A conscientização de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, além do reforço de parceiros como Ciclo – que cuida da Gestão de Resíduos e Carbon Free – responsável compensação de carbono do evento, aliadas ao acompanhamento constante da direção do evento, fez com que a CASACOR evoluísse até o estágio atual.

De acordo com Vicenzo Zaratin, da Ciclo, um dos principais pilares deste evento é a sustentabilidade, sendo inegociável a meta de não agredir o meio ambiente no país.

“A metodologia lixo zero foi uma ferramenta importante, e sua certificação representa a validação de que a CASACOR, mais uma vez, permanece no caminho certo”, completa.

RECORDE DE PÚBLICO

A edição de 2023 da Casa Cor São Paulo encerrou com recorde de público – registrando aumento de 8% no número total de visitantes em comparação à edição anterior.

Ao encerrar no último final de semana o evento, a organização também anunciou que terá sua temporada 2024 novamente no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

De acordo com André Secchin, CEO da CASACOR, este local se converteu em um elo entre a CASACOR e a cidade de São Paulo.

“Graças à sua localização privilegiada e fácil acesso, atraiu uma audiência mais ampla, diversificada e inclusiva”, aponta.

“Um aspecto de destaque deste ano e um fator decisivo para a nossa escolha reside na relevância do edifício e da arquitetura do espaço, que se fundiram perfeitamente com a proposta da exposição”, completou.

Além do crescimento de público (+124mil), a CASACOR São Paulo reuniu nesta edição outros números importantes:

– 106 arquitetos, designers e paisagistas assinando os espaços;

– 121 eventos ocorridos in loco;

– 130 marcas presentes no evento, entre elas duas novas operações gastronômicas – Horta e Isabella Akkari -, que se juntaram aos antigos parceiros MYK, Caracol e Badebec;

– 3 novas lojas, Perigo, Diageo, e Livraria Paisagem, somando-se às tradicionais Gustavo Eyewear e Hybrida.

O evento investiu mais de 1.3 milhões em mídia, valorou mais de 81 milhões em mídia espontânea e impactou mais de 7 milhões de pessoas nos meios digitais.

Na foto: Origens Portinari por Alex Hanazaki. Crédito: Yuri Serodio/CASACOR