O Catarina Aviation Show, organizado pela JHSF e NürnbergMesse Brasil, juntou, na última semana, nomes do mercado da aviação executiva e da indústria automotiva.
O evento foi realizado nos hangares do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado a pouco mais de 30 minutos da capital paulista.
Exclusiva para convidados, a exposição contou com 50 marcas representadas e mais de 40 supermáquinas expostas, entre jatos, helicópteros e automóveis.
De acordo com a NürnbergMesse Brasil, devido ao sucesso da edição deste ano os expositores e visitantes já procuravam a organização para saber informações da edição de 2024.
“O movimento no Catarina Aviation Show comprova que faltava no Brasil um evento como o que organizamos”, aponta João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil.
“Aqui, aliamos experiências a negócios. É um lugar aonde as pessoas vêm para, de fato, conhecer as novidades do mercado, mas também viver momentos únicos”, completa.
Para Thiago Alonso de Oliveira, CEO da JHSF, o setor ainda tem muito a crescer. Por isso, a tendência é que o evento ganhe cada vez mais força.
“O Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviões executivos, atrás apenas dos Estados Unidos, e São Paulo concentra 40% dos voos”, explica Oliveira.
“No São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, recebemos uma média de 10 mil voos por ano e a nossa capacidade é de 200 mil. Os números mostram que é um setor consolidado no país e em expansão”, acrescenta o executivo.
A edição de 2023 do Catarina Aviation Show recebeu o dobro de fabricantes de aeronaves em comparação a 2022. Pelo aeroporto, havia 20 expostas.
Além dos veteranos Gulfstream, Pilatus (Synerjet), Cirrus (Plane Aviation) e Gualter, que estiveram presentes na estreia e voltaram este ano, também entraram na lista Airbus (Corporate Jets e Helibras), Embraer, Aeromot e Leonardo.
Já o segmento automotivo levou 23 automóveis à feira, incluindo 13 veículos disponibilizados para test-drive. Na lista, Audi, Mercedes-Benz, Range Rover, Aston Martin, McLaren e Ford.
Além dos dois setores, outras empresas do mercado de alta renda também apresentaram produtos ultrassofisticados. Após o término do evento de 2023, foi divulgada a data do encontro em 2024: será de 13 a 15 de junho, no Aeroporto Catarina.
De acordo com a organização, devido à grande procura, ainda não foram definidos os hangares e as áreas de demonstração estática que serão utilizadas.
SUSTENTABILIDADE
O Catarina Aviation Show, mais uma vez, terminou com a marca de um evento com 100% dos estandes sustentáveis.
Todos foram montados com módulos de aço carbono, vidro laminado, piso em MDF, painéis cenográficos em madeira e revestimento em courino, que podem ser reutilizados posteriormente.
A sustentabilidade é uma preocupação das duas empresas organizadoras, JHSF e NürnbergMesse Brasil.
A repetição do uso de estantes ecologicamente corretos foi bem recebida pelos expositores e mostra que o cuidado com o meio ambiente pode ser potencializado pelo mercado de alto padrão.
“Não é de hoje que manifestamos nossa preocupação com o quanto a montagem e a desmontagem de eventos são operações que geram excesso de descarte. Há anos a NürnbergMesse Brasil pensa em uma forma de mudar essa realidade”, afirma Picolo.
“A JHSF e os expositores do Catarina Aviation Show têm a mesma preocupação e, por isso, abraçaram a ideia de fazer este evento totalmente aliado ao ESG”, finaliza.