Talvez nem dentro dos sonhos mais otimistas os organizadores da Comic Con Experience (CCXP) pudessem imaginar a potência que se tornou o evento criado em 2014. Com inspiração nas duas principais Comic Cons do mundo – Nova Iorque e San Diego – a CCXP bateu, em pouco tempo, o recorde de público dos eventos que serviram como sua referência para a criação. Ao perceberem um setor com uma demanda reprimida no país, os organizadores da CCXP não criaram apenas uma das maiores convenções de quadrinhos e cultura pop do mundo, mas também colocaram à prova o quanto um evento pode ser repleto de lançamentos, negócios e experiências.
Agora é a vez da CCXP sonhar ainda mais alto. A cidade alemã de Colônia recebeu em junho de 2019 a inédita CCXP Cologne. “Foi um sucesso! Recebemos 40 mil visitantes e conquistamos não só o público, com os conteúdos exclusivos, mas também as marcas parceiras e os estúdios que viram um novo conceito de evento ganhar vida na Europa. Para nós, é um grande orgulho que a CCXP seja o primeiro evento 100% brasileiro realizado na Alemanha. Logo de cara, nossa marca conquistou o mercado europeu e conseguimos criar uma boa base de fãs por lá”, comemora Pierre Mantovani, CEO da CCXP.
De acordo com Mantovani, um dos desafios desta “invasão ao velho mundo” foi encontrar um mercado “Geek” ainda não tão maduro quando o brasileiro. “Grande parte dos nossos esforços foram focados em 2 pontos. O primeiro foi provar para as marcas que existe um grande mercado consumidor, jovem, conectado, e que a CCXP era a ponte perfeita para criar essa conversa. E o segundo ponto foi provar para os fãs que sim, um evento até então desconhecido dos europeus era capaz de levar as maiores celebridades de Hollywood para Alemanha, em um evento jamais feito por lá”, explica.
Nesta empreitada, o Grupo Omelete (organizador da CCXP) contou com a Koelnmesse como sócio local. A promotora cuidou de montagens enquanto os brasileiros foram responsáveis por tudo que era relacionado a estratégias de marketing, conteúdo e relacionamento com estúdios. “Alemanha é o país da engenharia e do planejamento. O Brasil é conhecido mundialmente pela criatividade e facilidade para lidar com o inesperado – qualidades fundamentais em um evento”, completa. O sucesso foi tão grande que a edição de 2020 já tem data marcada: 25 a 28 de junho.
Já em dezembro deste ano é a vez do São Paulo Expo receber mais uma edição de um dos principais festivais de cultura pop do mundo. A CCXP19 contará com Auditório Cinemark (onde acontecem as maiores apresentações), Cosplay Universe, Game Arena, Lounge Creators para os influenciadores, Artists’ Alley, entre muitas outras coisas. Até o fechamento desta edição, o evento tinha confirmado a presença dos atores Iain Glen (Game of Thrones e Titans), Lana Parrilla (Once Upon a Time), Jason David Frank (o eterno Power Ranger Verde), Takashi Shimizu (diretor de “O Grito”) e Lesley-Ann Brandt (Lucifer).
O cosplayer italiano Leon Chiro também estará no festival, assim como os quadrinistas Neal Adams, Frank Miller, Joëlle Jones, John Romita Jr. Keith Giffen, Frank Quitely, Lee Bermejo, Eduardo Risso, Charlie Adlard, Robson Rocha, Germana Viana, Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho, Rebeca Prado, Ju Loyola e André Dahmer.
“Teremos uma programação especial sobre o aniversário de 80 anos do Homem-Morcego, com a presença de alguns dos principais quadrinistas do personagem. O Batman também está ilustrando as credenciais deste ano. Podemos garantir que teremos o line up mais relevante de todos os tempos e de todas as Comic Cons. Os fãs não perdem por esperar”, finaliza Mantovani.
Serviço:
Data: 5 a 8 de dezembro
Horário: 5 e 6 das 12h às 21h | 7 das 11h às 21h | 8 das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo
Site: https://www.ccxp.com.br/