O ano de 2019 foi diferente e especial para a NürnbergMesse Brasil, graças a comemoração dos 10 anos da operação em solo brasileiro. Além da data marcante, esse também foi o ano de apresentar seu novo evento focado ao público final no segmento pet, um dos que mais cresce no país. Eventos já tradicionais da casa apresentaram crescimento e a promotora também anunciou novos produtos, seguindo assim com o objetivo de crescimento de portfólio e fortalecimento da marca no mercado nacional de feiras.
“Estamos encerrando esse ano com uma sensação de ter trabalhado bastante e entregado muito mais qualidade aos nossos clientes e visitantes. É uma grande satisfação poder consolidar nossos eventos e se arriscar em novos mercados. O ano passado foi de grande crescimento, por isso, esse ano, decidimos focar em melhorar o que já temos em casa e ver onde poderíamos investir”, explica João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.
A empresa, que possui quatro núcleos de negócios, apresentou novidades e bons resultados em cada um deles. O núcleo Science, composto pelas feiras FCE Pharma, FCE Cosmetique, Analitica Latin America e Nano Trade Show, trouxe novidades em atrações dentro dos eventos, como o Talk SCIENCE, um novo espaço de palestras gratuitas sobre as principais inovações dos setores. A FCE Cosmetique apresentou o R&D Academy, um laboratório do futuro com tecnologias da indústria 4.0 e o Innovation Center, espaço onde era possível assistir a palestras, além de participar de experiências sensoriais e demonstrativas. As duas FCEs aumentaram sua visitação e receberam mais de 16.500 visitantes qualificados. Já a Analitica, tradicional evento da casa, cresceu 16% em exposição na comparação a última edição.
O núcleo pet comemorou em dose dupla. A PET South America, focada em lojistas e a PET VET, voltada aos médicos-veterinários, aconteceram simultaneamente e confirmaram a força do mercado pet brasileiro, que em 2019, passou a ocupar a segunda posição em faturamento no ranking mundial. Apenas a PET South America apresentou uma planta 40% maior do que a da última edição. As duas feiras juntas somaram 350 marcas expositoras e receberam mais 27.600 pessoas. E não parou por aí. No final de semana seguinte foi a vez da estreia da Pet Experience. Em parceria com a Petz, a maior rede de pet centers do Brasil, a NürnbergMesse Brasil apresentou seu primeiro evento 100% focado no público final e conseguiu reunir 12 mil pessoas em três dias de evento, além de levar personalidades e influenciadores do segmento que deixaram em êxtase os visitantes.
Já o núcleo de mobilidade apresentou uma nova Bike Brasil, dessa vez totalmente focada em negócios. Em um novo espaço, com padronização de estandes, atividades e conteúdo, ouvindo os anseios do mercado, que pedia por um evento profissional e que colaborasse para o crescimento do setor. Para edição de 2020 as novidades continuam, e a Bike Brasil anuncia uma parceria com os Encontros de Negócios Cyclomagazine, uma junção que promete, de fato, fortalecer ainda mais o mercado de bicicletas.
E o Veículo Elétrico Latino-Americano entregou mais uma edição com as principais novidades do setor de mobilidade elétrica. Além dos lançamentos, como o novo Corolla 2020, o primeiro híbrido-flex do mundo, atividades para os visitantes, networking e um Congresso maior, com um dia a mais de conteúdo, contribuiu para o desenvolvimento desse que é um dos setores mais promissores do país.
No núcleo de construção e tintas, mais novidades. A partir de 2021, a NürnbergMesse Brasil será responsável pela gestão completa da Abrafati 2021, principal feira do setor de tintas da América Latina. O Grupo NürnbergMesse já organiza a European Coatings Show, maior e mais importante feira da indústria de tintas da Europa, e com a gestão da Abrafati, o fortalecimento da empresa nesse setor é um fator inegável. O núcleo também ganhou um novo evento, a BEDDING Show Brasil, primeira feira de negócios voltada ao setor de colchões e a indústria do sono. Com grandes marcas do setor já confirmadas, a expectativa é receber 10 mil visitantes.
E fechando o ano em grande estilo, no mês de outubro, a empresa recebeu visitantes alemães, entre jornalistas e colaboradores da matriz, para apresentar seus resultados nos últimos 10 anos em uma coletiva de imprensa e também comemorar com uma grande festa para mais de 400 convidados, brindando o sucesso junto com seus colaboradores, clientes e parceiros. Dando continuidade às comemorações dos 10 anos, na segunda semana de dezembro, todos os colaboradores irão conhecer a sede da empresa, na charmosa cidade alemã de Nürnberg. Além de conhecer o famoso pavilhão do grupo, haverá troca de experiências entre os funcionários e atividades culturais.
“Acredito que nada melhor para comemorar do que uma grande festa e de também proporcionar um momento especial aos nossos colaboradores, que são o motor dessa operação. Estamos animados para o próximo ano, que será intenso e desafiador, mas com certeza muito positivo”, conclui Picolo.