O Centro de Convenções do Recife, instalado no local dos armazéns 16 e 17, no Cais de Santa Rita, já tem prazo para ser entregue: maio de 2024.
A administração do empreendimento, que totalizará um aporte de cerca de R$ 40 milhões e pertence ao Porto Novo Recife (consórcio privado formado pelas empresas GL Empreendimentos, Excelsior Seguros, Maxxima Empreendimentos e Hima Participações), ficará a cargo do consórcio privado, além da Pmais Eventos e da Insight Feiras & Negócios.
O anúncio foi feito nesta última segunda-feira (08/05), em evento voltado para o setor de turismo e evento do Estado.
Segundo Romero Maranhão Filho, diretor da Porto Novo Recife e sócio da Maxxima Empreendimentos, o equipamento será responsável pelo fomento de grande parte da cadeia turística da capital pernambucana, contribuindo para o aquecimento da economia do Estado.
“Serão criados mais de 4 mil empregos indiretos com a movimentação de eventos no Centro de Convenções”, destaca Maranhão.
De acordo com o executivo, ainda neste semestre, algumas vagas serão disponibilizadas e os canais de seleção divulgados. “Ontem, inclusive, já liberamos as reservas de eventos a partir de junho de 2024”, conta Romero.
Segundo informações da diretoria da Insight Feira & Negócios, a empresa iniciou sua participação no projeto, colaborando e apoiando à iniciativa.
Em decorrência da experiência dos gestores no segmento de feiras e eventos, houve um engajamento natural das empresas no levantamento de informações e fornecimento de dados ao Consórcio Porto Novo Recife, adequando o projeto às necessidades do mercado em Pernambuco.
Tanto a Insigth quanto a PMais Eventos já operam no setor e tem expertise para gerenciar a parte comercial e integrar a administração do Cecon.
O Centro de Convenções do Porto Novo Recife está sendo erguido em uma área total de 8 mil m² e capacidade para receber cerca de sete mil pessoas.
A estrutura terá um total de dez salas multifuncionais, que podem ser moduladas, reunindo cerca de 2 mil pessoas, além de auditório com capacidade para comportar até 1,7 mil pessoas. O equipamento ainda contará com um pavilhão de feiras com área de 4.150 m².
“O projeto do centro de convenções aproveitou os armazéns existentes com as devidas adaptações para os acessos, utilidades, instalações e sistemas de ar-condicionado”, explica o arquiteto Jerônimo Cunha Lima, da JCL Arquitetos, que assina o projeto de arquitetura do local.
Ele conta que ao acesso do equipamento se dará por amplo foyer com vista para os jardins e a avenida.
A presidente do Recife Convention & Visitors Bureau (CVB), Carol Oliveira, pontua que o mercado de eventos é considerado um dos mais importantes para a economia turística dos destinos.
Segundo o Ministério do Turismo, o turista MICE tem um gasto médio 50% maior do que o turista de lazer.
“O novo centro de convenções chega no momento certo, na retomada do setor, e reposiciona o Recife e Região Metropolitana como o grande polo da região”, finaliza.