Em 17 de janeiro de 2021 o Centro de Convenções Rebouças do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP participou do momento histórico do início da vacinação em combate ao coronavírus no país, ao ser palco da primeira brasileira a ser vacinada – Mônica Calazans, 54 anos, enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Agora, praticamente um ano depois, o espaço de feiras e eventos foi palco mais uma vez de um momento histórico na luta contra a Covid-19 ao receber na manhã de hoje (14), o evento de imunização da primeira criança a ser vacinada no país, o indígena Davi Seremramiwe, de 8 anos.
Nos postos de saúde da capital paulista a vacina só deve ser aplicada a partir de segunda (17), conforme divulgado pela prefeitura.
O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado. A distribuição das doses recebidas pelo estado deve ter início pelos municípios da Grande São Paulo.
Após 24 horas do Governador João Doria anunciar a abertura do pré-cadastro de vacinação para crianças de 5 a 11 anos em São Paulo, a plataforma Vacina Já registrou a marca de mais de 230 mil crianças cadastradas, com a média de 160 registros por minuto.
O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.
Após o evento simbólico da vacinação foi realizada uma coletiva de imprensa com o governador de São Paulo.
Confira alguns flashes do acontecimento