Centro de Eventos do Ceará completa 12 anos preparado para receber ainda 50 eventos em 2024

Anúncio ABIMAD39

No último domingo (18) o Centro de Eventos do Ceará (CEC) completou 12 anos de sua inauguração e celebrou os bons números de ocupação até o fim de 2024.

Só no segundo semestre, estão programados para ocorrer no equipamento estadual, administrado pela Setur, cerca de 50 eventos. Até dezembro, a expectativa é que passem pelos dois pavilhões do equipamento mais de 200 mil pessoas.

Entre os quais, 10 são congressos com abrangência nacional, a exemplos do Congresso Brasileiro do Algodão, que está em sua 14ª edição; o Congresso Brasileiro de Imunologia; o III Congresso Brasileiro de Práticas Previdenciárias; entre outros.

Se tratando de feiras, o segmento de confeitaria, com a Mara Cakes Fair, ganha destaque. Já no mês de novembro, serão 18 eventos sediados pelo CEC, com quase sua totalidade de ocupação.

Anúncio

De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), gestora do equipamento, os turistas de eventos que vem ao Ceará costumam gastar, em média, R$ 700 diariamente.

Os dados levantados pela Setur apontam também uma média de cinco dias na cidade. Isso acontece em virtude dos eventos geralmente ocorrerem entre quarta e sexta, emendando com o fim de semana.

“Estes eventos são realizados anualmente e significam uma conquista para o estado do Ceará sediá-los”, celebra Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.

“Pois estamos falando de um público nacional e até internacional, que vem ao nosso estado para participar, se hospedam, almoçam e precisam do serviço de transporte para deslocamento”, completa.

A parcela de turistas que vem ao Ceará para participar de eventos é significativa para o setor da hotelaria.

“A gente vive um período de alta, na baixa do turismo de lazer, muito em função dos eventos”, avalia Ivana Rangel, presidente da Associação Brasileira de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).

“É de grande importância essa movimentação que o Centro de Eventos tem, pois a gente sabe que, além da hotelaria, o turismo de negócios traz muitas oportunidades para toda a cidade”, complementa.

Multiuso e vocacionado para receber feiras, exposições e outros tipos de eventos, a venue é divisível em mais de 30 espaços diferentes, adaptáveis às necessidades dos organizadores, abrigando ao mesmo tempo eventos de diferentes tipos, portes e vocações.

O equipamento é dividido em dois grandes blocos, compostos por salão de exposição e dois mezaninos, com 18 salas modulares cada um.

Os pavilhões foram divididos em salões de 1.500 a 4.500m² todos com nomes de grandes destinos turísticos do Litoral Cearense. Com entradas específicas para cada espaço, é possível ter eventos de fluxo, vocação e densidade volumétrica distintas, sem que um interfira no outro.

Na entrada de cada salão há um conjunto de sete recepções e/ou secretarias que podem trabalhar em conjunto, dependendo do tamanho do evento.