O FYCMA (Palacio de Ferias y Congresos de Málaga), centro de convenções e exposições espanhol, apresentou seu Plano Diretor 2022-2024 através de documento que articula a estratégia do Palácio para esse período.
Ele inclui entre os seus principais objetivos o aumento da atividade internacional, bem como a organização e recrutamento de eventos ligados ao campo da inovação, tecnologia e transformação digital.
Através desta abordagem, o FYCMA direciona o posicionamento de Málaga como destino de negócios e enclave tecnológico e inovador, reforçando o seu potencial de geração de impacto econômico e emprego na região.
Com relação a 2022, os grandes eventos internacionais retornam e o programa de feiras aumenta com pelo menos cinco novidades.
Desta forma, espera-se que até 2024, 60 por cento das feiras, congressos e convenções realizados no FYCMA estejam ligados ao campo da inovação e tecnologia.
Esses números estão incluídos nos objetivos operacionais definidos no plano, que também se compromete a otimizar o calendário por meio do crescimento do tamanho e da qualidade dos eventos programados, principalmente em momentos de alta demanda.
Para isso, enquanto a produção interna priorizará encontros profissionais e de base inovadora, o plano de atração de chamadas de organizações externas – e normalmente itinerantes – focará em feiras e congressos profissionais internacionais, bem como eventos corporativos internacionais e nacionais, onde ainda há um potencial interessante de melhoria.
O plano também contempla a programação cultural nos finais de semana como uma forma de complementar e abranger os espaços não ocupados por eventos de outro tipo.
ORGANIZAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL E DIGITAL
Esta estratégia de negócio é acompanhada por planos de ação transversais que têm a ver com o compromisso permanente do recinto com a qualidade, a redução progressiva do impacto ambiental da sua atividade, sustentabilidade, acessibilidade e inovação.
Nesse sentido, vale destacar a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas como eixo norteador da gestão, bem como a especialização das equipes e a incorporação de tecnologias específicas para avançar em direção a uma organização mais digital.
No que diz respeito à gestão ambiental para o período 2022-2024, serão desenvolvidas as medidas necessárias para cumprir o compromisso adquirido pelo Palácio através da sua adesão à iniciativa Zero Carbo Events.
Com tudo isto, assumindo um cenário de atividade normalizado através de uma melhoria progressiva da situação sócio-sanitária e da eliminação das restrições à mobilidade internacional, o Palácio espera atingir um impacto econômico de pelo menos 180 milhões de euros em 2024 e a geração de 6.000 empregos diretos e indiretos.
RETORNO DA ATIVIDADE INTERNACIONAL EM 2022
Durante a apresentação do Plano Diretor 2022-2024, foi também adiantado o calendário para este ano, em que se prevê a recuperação total da atividade desde que a evolução da pandemia seja favorável.
Assim, espera-se superar os números de 2021 – em que foram realizados 150 eventos entre feiras, exposições, congressos, convenções, conferências e outros eventos – e ainda melhorar os indicadores pré-pandemia em algumas categorias de eventos, no caso de feiras, que ultrapassarão vinte com a incorporação de pelo menos cinco novos projetos.