O evento “Professional Convention Management Association – Convocando Líderes”, realizado em janeiro de 2021, teve a participação de cerca de 3.000 participantes online e 300 participantes no Marina Bay Sands.
Este foi apenas um dos cerca de 50 eventos-teste do setor de reuniões, incentivos, convenções e exposições (MICE) que foram realizados em Cingapura desde julho do ano passado.
“Esses eventos piloto bem-sucedidos nos permitiram aprender e nos preparar para retomar eventos maiores nos próximos meses”, afirma Keith Tan, presidente-executivo do Singapore Tourism Board (STB).
Tan também destacou o TravelRevive, feira internacional realizada em novembro do ano passado e que atraiu cerca de 1.000 participantes físicos locais e internacionais.
A TravelRevive, que assumiu um formato híbrido, foi também o maior evento do setor MICE realizado aqui desde julho de 2020.
Para serem realizados os eventos precisam seguir as normas definidas no “Safe Business Event” como medidas de controle de infecção antes, durante e depois do evento e limitar a densidade geral da multidão.
O número de pessoas em cada zona não pode ser superior a 50 ao mesmo tempo, com uma distância de segurança de 1m necessária entre os indivíduos o tempo todo.
Cair e levantar
Em março do ano passado, todos os eventos físicos business-to-business, incluindo reuniões, convenções, exposições e feiras comerciais, foram suspensos em Cingapura como parte das medidas para conter a disseminação da Covid-19.
Mas o impacto da pandemia começou mesmo antes disso, com várias centenas de eventos de adiados ou cancelados quando Cingapura quando o país aumentou sua resposta e restrições ao surto da doença em fevereiro do ano passado.
O setor de MICE voltou à vida em outubro do ano passado, quando os organizadores receberam autorização para se inscrever em eventos piloto com até 250 participantes, de um limite anterior de até 50 participantes.
Em novembro, pelo menos 20 eventos piloto foram aprovados.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela STB em 2019, a indústria de eventos sustenta mais de 34.000 empregos com um valor econômico agregado de US $ 3,8 bilhões, ou quase 1 por cento do produto interno bruto de Cingapura.