O Anhembi completa 45 anos em outubro e ainda é o maior complexo de eventos e exposições da América do Sul, além de ser o mais antigo e tradicional da cidade. É administrado pela SPTuris, empresa de turismo e eventos ligada à Prefeitura de São Paulo.
Ao todo, o Anhembi acomoda em média 300 eventos por ano dos mais diversos tipos e segmentos, como Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, a Bienal do Livro e a Francal, além de festivais de música e congressos. Esses eventos atraem mais de seis milhões de visitantes anualmente e mantém o complexo com taxas de ocupação que giram em torno de 65%.
Para revitalizar este quase cinquentão, a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade), anunciou o lançamento de um chamamento público para receber propostas para ampliação e modernização do Anhembi, maior complexo de eventos do país.
O objetivo do chamamento é buscar projetos de parceria com a iniciativa privada para reformar e aumentar a atual área de eventos localizada na zona Norte da cidade, de modo que a administração economize recursos públicos ao mesmo tempo em que proporcione modernização, otimização, expansão e manutenção ao Anhembi, oferecendo à população um equipamento e serviços mais adequados.
“Se nós não modernizarmos o Anhembi, ele vai ficar obsoleto. É o melhor lugar da cidade para fazer uma exposição, mas você precisa dar as melhores condições para os expositores”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o modelo da futura parceria ainda não está definido. “Não se trata de privatização. Poderá ser uma concessão, sociedade ou outro tipo de parceria com a iniciativa privada”, explica. “O chamamento servirá para apresentação de projetos e soluções, mas caberá à Prefeitura modelar, regular e dispor sobre os termos e condições da parceria e da execução dos serviços”, completa Poit.
Processo
Após o recebimento dos projetos – que devem abranger plantas de engenharia, arquitetura, estudos de viabilidade técnica e econômica, exploração comercial do local e outros -, uma comissão será responsável pela análise e pela elaboração de um caderno técnico com o modelo e as obrigações definidas. Só então será lançado o edital para licitação.
Um dos pedidos para os potenciais parceiros será a busca de soluções de estacionamento, considerando que será viabilizado o incremento no acesso ao local por meio de transporte público, ação que poderá consumir algumas vagas atuais. Entre as alternativas para melhoria no acesso está a construção de uma interligação do Anhembi com o metrô.
A área que será objeto do chamamento público tem quase 300 mil m² (no total, o Anhembi tem cerca de 400 mil m²) e compreende o Pavilhão de Exposições (76 mil m², que deverá ser reformado), o Palácio de Convenções do Anhembi, o Auditório Elis Regina e o estacionamento. O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo) não será incluído.
A apresentação projetada na coletiva está disponível no endereço: spturis.com/novoanhembi.
Fonte: Gerência de Comunicação – São Paulo Turismo (SPTuris)