Check list de Gestão em uma Comunidade de Mulheres

Anúncio

Há algumas semanas tive o prazer de estar presente no Mulheres de Eventos, encontro anual produzido pela Evento Único, da Roberta Nonis, que promove um encontro com a Comunidade BenchMice, composta por profissionais e lideranças do mercado de eventos.

Muitas vezes percebo algumas reticências em participar de encontros de mulheres profissionais, com receio de ter uma percepção (preconceituosa) de ser um encontro “café com bolo”, que aliás, é também muito necessário para a nossa sobrevivência que é estar entre amigos e queridos.  

A verdade é que em geral esses eventos de capacitação têm outra proposta, e se vamos com o espírito aberto, sempre saímos com algo novo ou refrescado na bagagem.

Nesta ocasião percebi a oportunidade de criar um check list básico que pode apoiar, especialmente muitas mentoradas que tenho, como um guia para acompanhar seus profissionais, especialmente jovens lideranças, e acabei fazendo.

Anúncio

Falamos também na última coluna sobre um dos grandes entraves de crescimento, especialmente das Profissionais Mulheres, que é a falha de não ter uma avaliação de onde se está e para onde se deseja ir.

Todos sabemos que um gestor precisa ter momentos individuais de conversa e desenvolvimento com suas equipes com alguma frequência tendo uma pauta, planos, metas etc. Um dos impedimentos é não saber como conduzir uma conversa estruturada, com uma base de observação ou até de pesquisa coletiva que possam trazer indícios de atuação mais assertivas e produtivas, que não sejam dos projetos e metas objetivas que demandem alinhamento e direcionamento.

Sendo assim essa lista muito simples passa por 2 pilares: longevidade saudável e desenvolvimento profissional.

O primeiro, segundo médicos, são itens básicos que se equilibrados, podem prevenir mais de 90% das doenças graves, tais como Diabetes, Câncer e até Burnout (sim já é uma doença reconhecida pela ciência que demanda tratamentos em coordenação conforme a gravidade).

A lista de uma longevidade saudável passa por: Alimentação, Atividade Física, Boas Noites de Sono, Relacionamentos Sociais e Manejo do Estresse.

Então me parece um pouco simples querido gestor:  se uma pessoa não consegue almoçar nunca ou com frequência porque tem reuniões agendadas nesse horário ou entrou em um processo de sobrecarga, é hora de parar e propor como se pode fazer diferente.  Temos uma questão de cultura na empresa? Perfil da liderança?  Aprimoramento de Gerenciamento de tempo? Processos? E assim sucessivamente com os outros itens.

Em tempos de ESG vale muito lembrar que não adianta fazer um trabalho incrível de meio ambiente e ter colaboradores a beira de um burn out ou ainda ter as relações com alguns dos stakeholders amplamente abusivas. Isso vai aparecer e sim, são problemas de gestão.

Quando falamos em desenvolvimento profissional também registrei os 4 itens super importantes para observar nas equipes e especialmente em potenciais gestores –  além das questões de saúde – conforme a experiência de uma grande Diretora de Negócios que compartilhou sua trajetória conosco:

Descobrir o que se quer e investir nisso.

Trabalhar o networking e ajudar quem puder

Fazer parte da agenda da empresa (nas ações, mas principalmente números – estes são a base de toda empresa, precisa entender e fazer parte da conquista deles)

Ser uma pessoa interessante. Ter o que compartilhar, informar-se.

Estas 2 listas, se tratadas como ponto de partida podem ser um check-list maravilhoso para alinhar onde estamos como profissionais e para onde queremos ir, ajudar nossas equipes a se observarem também e quais os planos de ação para as melhorias em cada um dos itens.

Metas traçadas, é fazer o acompanhamento com conversas estruturadas regulares e checagem de obstáculos, comportamentos, recursos e até mesmo perfil, se for o caso.

Se você ainda não colocou um plano de desenvolvimento para 2022, especialmente para as profissionais e lideranças mulheres, essa pode ser uma inspiração para poder traçar planos de desenvolvimento de suas lideranças com suas equipes, de qualquer tamanho.

Promova o start dessas conversas com uma lista básica de desenvolvimento essa semana, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Seria um presente e tanto, acredite.