O Chocolat Festival, criado no Brasil e já reconhecido como o maior evento de chocolate da América Latina, chega à sua terceira edição em Portugal, entre os dias 24 e 27 de outubro.
O festival será realizado no WOW, complexo cultural em Vila Nova de Gaia, um dos maiores espaços dedicados à gastronomia e cultura vínica em Portugal.
O espaço reúne 7 museus (entre eles, o Museu do Chocolate), 12 bares e restaurantes, uma Escola de Vinho e uma fábrica de chocolates, da marca Vinte Vinte, criada pelo WOW.
A iniciativa brasileira, que começou em 2009 e está na sua 40ª edição, leva a Portugal uma programação repleta de atrações culturais e gastronômicas, além de palestras e rodadas de negócios.
No ano passado, o evento atraiu mais de 50 mil visitantes, refletindo o crescente interesse por esta temática. Já na entrada do festival, o visitante passará por um túnel sensorial que simula uma plantação de cacau.
Ao longo dos quatro dias, o chef Leo Vilella vai trabalhar em uma incrível escultura de chocolate com mais de 200kg da iguaria.
Outra atração é a feira de chocolate, onde o mundo estará representado por marcas do Brasil, Portugal, França, Equador, Itália, Espanha, Japão, Madagascar, Bélgica, São Tomé e Príncipe, entre outros.
O local também será palco de uma série de showcookings com chefs renomados, muitos deles com raízes brasileiras. Entre eles, o português Helder Fernandes, do WOW, que vai desvendar a receita de um suspiro chamado “Chocolate & Avelã”.
A brasileira Mirna Gomes, que traz sua experiência de cozinhas premiadas como o Celler de Can Roca e o Clos de Tapas, ensinará a preparar receitas inovadoras, como molho de cogumelos com chocolate.
Cidália França, uma das cozinheiras do restaurante do hotel vínico The Yeatman, estrelado com duas estrelas Michelin e ao lado do WOW, apresentará pratos com tapioca.
O Chocolat Festival Portugal abre as suas portas no dia 24 de outubro, das 18h às 22h. Nos três dias seguintes, o horário é das 14h às 22h.
O Chocolat Festival é organizado pela MVU Eventos e pela Casa Brasiliana, com a parceria do Governo do Estado do Pará, do Governo do Estado da Bahia e do WOW.