De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, o país tem aproximadamente 500 mil profissionais da odontologia, entre cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares. Para trazer novidades, inovação e atualização profissional para este grande contingente, a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) organiza anualmente o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP).
Em janeiro não será diferente com a realização da 37ª edição do CIOSP. “Os ganhos que um Congresso desse porte oferece são muitos, já que todos os envolvidos direta ou indiretamente com a odontologia têm acesso a tudo o que está sendo desenvolvido em termos de técnicas, materiais e pesquisas científicas. Além disso, diante de sua grandiosidade, o CIOSP tornou-se um referencial capaz de demonstrar a importância da odontologia brasileira não só para o mercado interno mas para o externo também”, aponta Wilson Chediek, presidente da APCD.
A grade científica do evento é organizada buscando uma interação do clínico com a educação continuada, que se sustenta em três pilares principais. O primeiro é dar visibilidade às inovações tecnológicas para que o cirurgião-dentista possa definir um diagnóstico com a menor margem de erro. O segundo é planejar estratégias educativas, preventivas e decisões de tratamento e ampliar os horizontes de ação e atuação deste profissional por meio de conhecimentos inter e transdisciplinares. Por fim, o terceiro pilar é transformar as inovações tecnológicas e conhecimentos científicos em favor da qualidade de vida da população.
“As palestras atendem a todas as áreas de atuação e especialidades da odontologia, bem como transita por todos os campos de interesse da saúde humana, não se restringindo somente à saúde bucal. Particularmente na área da odontologia, os temas apresentados discorrem desde educação para a saúde e atitudes preventivas até técnicas e materiais restauradores que contribuem para a reabilitação estético-funcional. Adicione-se a essas palestras as de terapias integrativas e complementares, a de recursos humanos e as de gestão e marketing”, explica Danilo Antonio Duarte, coordenador científico do CIOSP.
Como novidade para este ano, o Congresso traz um módulo preparado exclusivamente para o público hispanofalante, que tem como foco promover uma integração e compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores e clínicos latino-americanos.
O CIOSP será palco ainda do Encontro Nacional dos Coordenadores do Ministério da Saúde e do Projeto Saúde Coletiva, com a intenção de debater a política de saúde bucal em âmbitos nacional e estadual. Também acontecerá o Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ENAT) direcionado para ASBs e TSBs com o objetivo de proporcionar aprimoramento científico e profissional aos participantes.
Assim como nos outros anos, o CIOSP unirá na área de exposição a indústria médico-odontológica, pesquisadores e clínicos renomados. “A conjunção de tudo isso move milhares de pessoas que buscam conhecimento, aquisição de instrumentais e produtos. Tudo isso compõe a grandiosidade do CIOSP”, completa Duarte.
A programação social, que já é marca registrada do congresso e um excelente oportunidade para confraternização da classe, também não ficará de fora em 2019. “O jantar oficial será no dia 1 de fevereiro, no Restaurante Coco Bambu, e está imperdível. Também já estamos organizando os shows da praça de alimentação que sempre acontecem as partir das 20h”, finaliza Wilson Chediek.
Serviço:
Data: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Local: Expo Center Norte
Horário: 10h às 20h
Site: http://www.ciosp.com.br/