Uma das maiores festividades religiosas do mundo, o “Círio de Nazaré” faz um balanço positivo de sua edição 2021 – mesmo que ainda não tenha conseguido ser totalmente presencial.
Mesmo sem a tradicional procissão com a corda por causa da pandemia, estimativa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) aponta que milhares de fiéis participaram de celebrações.
Ao menos 400 mil pessoas acompanharam as missas, homenagens com chuva de pétalas de flores, esquadrilha da Fumaça e do sobrevoo da Imagem da Santa Padroeira, que percorreu a capital de helicóptero da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.
Já a Cruz Vermelha calculou que cerca de 500 mil pessoas estiveram nas ruas de Belém em 10 de outubro, mesmo com a programação modificada pela organização da festa para evitar grandes aglomerações.
Este ano, por causa da pandemia, não ocorrerá a tradicional romaria do Recírio, quando a imagem peregrina da Virgem de Nazaré é conduzida à capela do Colégio Gentil Bittencourt. Há registros da primeira procissão do Recírio logo na primeira metade do século XIX, em 1859.
Anteriormente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da imagem para a capela do Palácio do Governo.
Conhecido como “último ato da festividade nazarena”, ao chegar na praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício.
De acordo com a diretoria da festa, o saldo foi positivo em 2021. Mesmo com a pandemia de covid-19 o número de patrocinadores se manteve dentro da média com quatorze empresas oficiais, quatro apoiadores e um anunciante master.
O coordenador do Círio 2021, Albano Martins, indicou que por causa das restrições deste ano os custos foram menores. De todo o valor arrecadado pela Festa de Nazaré este ano, 10% já foram repassados para a próxima coordenação do Círio 2022.
Toda as despesas deste ano também já estão quitadas.
Vários eventos criados durante o Círio 2021, como por exemplo o Círio Solidário (que distribuiu cerca de 7.600 cestas básicas para pessoas carentes), a Feira das Flores e a Esquadrilha da Fumaça devem permanecer para o ano que vem.
Também deve permanecer para 2022 a live de decoração que poderá se tornar uma programação oficial da sexta-feira.
O novo coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame, foi apresentado e destacou a expectativa que o Círio seja 100% presencial em 2022. O valor total do investimento deste ano está sendo avaliado e será divulgado no dia 19 de novembro.