Premiada pelo seu modelo de gestão, a Pormade mostra como é possível crescer sem perder a essência do cuidado com o funcionário. Conversamos com o presidente da Pormade, Cláudio Zini, que nos explicou como isso funciona e como começou a história de sucesso da empresa
Quando a Pormade foi fundada? Como começou os trabalhos da empresa?
Em 1939, fazendo camas de mola, depois portas e janelas externas, e hoje porta pronta.
Hoje a empresa produz quantos portas por ano? Quantos funcionários tem a empresa?
Fecharemos 2014 com a produção de 500.000 portas prontas, com aproximadamente 500 funcionários .
O processo de gestão da Pormade já foi inúmeras vezes premiado. Quando aconteceu o “turning point” da empresa para se começar a aplicar os trabalhos na área de gestão e a percepção que “Dirigir uma empresa, tem tudo a ver com tratar bem os seres humanos”.
Em uma viagem que fiz ao Japão em 1988, onde vi as práticas de gestão de Deming e Peter Drucker, e passei a aplica-las aqui na Pormade. Temos administração participativa, melhoria contínua, convocamos todos a participar das ideias e das decisões.
O Sr. é um estudioso e apreciador do trabalho que foi realizado pelo Peter Drucker na GM. Quais os outras lideranças a gestão empresarial que o Sr. admira e toma como espelho?
Aplicamos e vivemos intensamente os ensinamentos do Professor Marins, de Vicente Falconi, Jack Welch, Jim Collins, Dale Canergie, Eduardo Ferraz, Willian Ury, Ham Charam, etc..
Hoje quais são as atividades que a Pormade realiza junto com seus funcionários?
Acreditamos muito na educação, e hoje a Pormade é uma escola de talentos. Desenvolvendo os talentos, garantimos a qualidade de nossos produtos e serviços, e a satisfação de nossos clientes.
Assim, conseguimos fazer a melhor porta, com o melhor serviço adicionado. Estendemos a educação aos instaladores de portas também, que são autônomos mas que definem a qualidade da instalação, o que impacta muito na qualidade de nossos produtos como um todo. E , fazemos dinheiro formando e educando pessoas, e não apenas produzindo portas.
A sua diretora de RH, Sra. Hermine Schreiner, é também responsável por colocar em práticas as ideias de gestão da Pormade. Ela, pelo que andei pesquisando, trabalhava no ambulatório da empresa e também foi “formada” pela filosofia da empresa, tornando-se um exemplo e um case da empresa. Quais outros cases de funcionários o Sr. poderia citar que são frutos da filosofia que a empresa aplica aos seus funcionários?
Temos inúmeros casos aqui de pessoas que entraram na empresa com o ensino básico incompleto, e hoje são professores universitários e consultores.Não cito nomes, pois são mais de 200 pessoas.
Quais os princípios fundamentais em que se baseia o modelo de gestão da Pormade?
Temos os 10 mandamentos da empresa e os 7 pecados capitais. Aqui na Pormade, uma idéia bilionária pode partir de um horista.
Quando foi criada a UNICOP? Hoje ela atende somente os funcionários da Pormade ou é aberta a outros empresários que desejam aprender com o premiado modelo de gestão da Pormade?
A Unicop teve sua origem em 1994, com o programa escolar. A Unicop, Universidade corporativa Pormade, atende aos profissionais Pormade, seus familiares, a comunidade , os terceiros que instalam as portas e os clientes.
Um 6ª feira por mês, recebemos visitantes de todo o Brasil, e mostramos nossa práticas de RH.É em trabalho voluntário que a Pormade faz.
Cada pessoa possui um perfil, uma trajetória de vida, um interesse diferente. Tomando isto por base. Sendo assim, não existe uma fórmula exata no gerenciamento de pessoas. Como descobrir o caminho para motivar e gerenciar diferentes perfis dentro de uma empresa?
A fórmula é colocar a pessoa certa no lugar certo. Damos liberdade para as pessoas atuarem e conhecerem atividades da empresa fora do seu setor, e assim escolherem a função que mais lhes agrada.
Não existe perfil ruim. Todos os perfis são importantes para a equipe. O segredo está em colocar a pessoa certa no lugar certo.