Na última quinta-feira (16) foi entregue ao Comitê Olímpico do Brasil o dossiê da postulação conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para a candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
O dossiê foi levado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e entregue presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta.
Essa candidatura tem um simbolismo. Neste ano, a fusão da Guanabara com o antigo Estado do Rio completa 50 anos. E esses grandes eventos são transformadores, são uma oportunidade de transformação da vida das cidades”, disse Paes.
“Os equipamentos esportivos já estão disponíveis e devemos usar muita estrutura temporária se for necessário para determinado esporte. Isso vai permitir que o foco esteja no esporte e ele seja o grande protagonista dessa edição dos Jogos”, completou.
Após oficializar a postulação conjunta das cidades em carta entregue no dia 3 de dezembro de 2024, o passo seguinte foi a entrega do dossiê.
Ambos os prefeitos ressaltaram que não só Rio e Niterói, mas a Região Metropolitana do Estado também será beneficiada com a realização das competições.
O Rio de Janeiro é um exemplo de sucesso na realização de eventos internacionais. Se o Pan fosse amanhã praticamente já teríamos toda a infraestrutura pronta”, afirmou Rodrigo Neves.
“Evidentemente haverá legados para as duas cidades e essa ideia de fazer os Jogos no Rio e em Niterói está sintonizada com o movimento internacional em ter projetos esportivos mais sustentáveis, de compartilhar custos”, completou.
O compromisso final das cidades será a defesa da postulação da candidatura perante o colégio eleitoral do COB, no dia 29, data da escolha da representante brasileira na disputa pela sede do Pan 2031.
Assunção, no Paraguai, atualmente, é a única cidade que já oficializou sua candidatura para os Jogos. No dia 29 a assembleia do COB, que é soberana, decidirá qual será a candidatura para o Pan de 2031.
“Para nós, do movimento olímpico, é sempre importante a realização de grandes eventos no nosso país porque atraem mais praticantes de esporte”, declarou Marco La Porta.
“O Rio tem uma experiência muito grande com eventos. Foi uma ideia brilhante essa candidatura e torcemos para que a assembleia faça a escolha adequada”, finalizou o presidente do COB.
*Com informações da prefeitura do Rio. Crédito da imagem: Marcos de Paula