Graças à sua localização privilegiada no continente sul-americano, que lhe permite ter costas nos oceanos Pacífico e Atlântico, a Colômbia é um dos poucos países do mundo que reúne todos os ambientes naturais dos trópicos: praias, glaciais, planícies, selvas e desertos.
Divididas em “departamentos”, as atrações turísticas da Colômbia são incontáveis e diversificadas.
Terra que inspirou o realismo mágico do recentemente falecido Gabriel García Márquez, vencedor de um Prêmio Nobel e um dos mais importantes escritores da América Latina, a Colômbia agora desfruta de uma atmosfera pacífica, com uma paisagem idílica em várias pequenas cidades e uma vibrante vida urbana em grandes centros cosmopolitas como Bogotá, Medellín e Cali.
Sua capital Bogotá, localizada em uma extensa planície a 2.600 metros do nível do mar, é uma cidade moderna com amplos espaços públicos, a maior malha de ciclovias da América Latina e uma arquitetura de contrastes, produto de mais de quatro séculos de história urbana.
No Museu do Ouro, por exemplo, estão reunidas 34 mil peças de ouro e mais de 20 mil objetos ósseos, cerâmicos e têxteis pertencentes a 13 sociedades pré-hispânicas.
Os shoppings centers, a extraordinária gastronomia, a vibrante vida noturna e a permanente programação educativa e de entretenimento fazem de Bogotá um destino turístico acolhedor.
A cidade é também o ponto ideal de para começar a conhecer a Colômbia. Em trajetos curtos por via terrestre é possível chegar até Boyacá e Antioquia ao norte, ao vale do Magdalena e a Tolima pelo sudoeste, a Caldas e a Região Cafeeira pelo oeste, ou para Meta a leste.
A travessia aérea de um lado para outro do país não leva mais de uma hora e meia.
Perto de Boyacá, se esconde a imponente Lagoa de Tota, de águas turquesa e praias de areia branca, ideal para a prática de pesca desportiva e esportes náuticos. Boyacá é repleta de montanhas férteis que espalham os aromas de sua vasta produção agrícola.
Próximo dali fica também o deserto da Candelária e o pico do Nevado de Cocuy, ao redor dos quais estão os mais pitorescos povoados coloniais que atraem vários turistas.
Considerada como centro comercial, industrial, financeiro e de desenvolvimento tecnológico do país, a cidade de Medellín também atrai visitantes que aproveitam a ida a feiras de negócios e congressos para usufruir de sua hospitalidade.
É no Jardim Botânico que está o Orquideorama, uma coleção de plantas como orquídeas e bromélias.
Com sua gastronomia e o colorido de suas ruas, Medellín é para o deleite dos sentidos.
No Caribe colombiano
Cartagena, considerada a joia do Caribe colombiano, é um lugar mágico onde a história se mistura com a modernidade e o típico se confunde com a influência da cultura europeia.
Declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1984, tem intensa vida noturna, excelente oferta gastronômica, paisagens exuberantes e magníficas praias.
No mar do Caribe, por sua vez, estão Santa Marta e as ilhas de San Andrés e Providência.
A Sierra Nevada de Santa Marta é a única montanha nevada do mundo próxima ao mar, a 5770 metros de altitude.
Dotada de uma completa rede de ecossistemas, essa cadeia de montanhas oculta vestígios arqueológicos da cultura Tayrona como Pueblito e Cidade Perdida, com suas enigmáticas sacadas e caminhos pré-hispânicos prodigiosamente traçados.
As praias do Parque Nacional Natural Tayrona,emolduradas por uma natureza virgem e exuberante, estão entre as mais belas do Caribe e do mundo.
Em Fresh Water Bay, na ilha de Providência, partem lanchas que levam os mergulhadores a terceira maior barreira de recifes de corais do mundo, a mais bem conservada do Caribe.
Essa ilha é ligada a Santa Catalina pela Puente de los Enamorados. Ali perto, o Cayo Cangrejo é uma ilhota frequentada pelos turistas, perfeita para praticar snorkeling. Do alto do penhasco, é possível apreciar a beleza do Mar Caribe.
Em San Andrés há extensas praias de areia branca onde se praticam esportes aquáticos.
Se o visitante quer apreciar as estrelas no meio de um deserto, o Tatacoa é o local ideal.
Um bosque seco tropical de 330 quilômetros quadrados e a segunda maior zona árida da Colômbia depois da península da Guajira, o Tatacoa é também a sede de um importante observatório astronômico.
Devido ao grande processo erosivo da região, ali se formam vários cânions, gerando na paisagem estruturas labirínticas que podem alcançar até 20 metros de profundidade.
Mas se a ideia é usufruir de uma natureza exuberante, a região amazônica no sul do país é uma experiência inesquecível para os turistas. Alguns dos maiores atrativos da região são os parques naturais que oferecem uma oportunidade única aos turistas para observar a beleza da fauna e flora amazônicas.
Entre eles se encontram Cahuinari, o Rio Puré e Amacayacu, onde é possível realizar caminhadas na selva tropical, fazer percursos aquáticos e observação de aves.
Todos os anos, as baleias jubarte migram para o Arquipélago de La Plata. A região oferece a temperatura e a alimentação ideal para a espécie, que viajam mais de oito mil quilômetros ao Pacífico colombiano para a época de acasalamento.
A cultura, a fé e outras riquezas
Além das belas paisagens, há muito que se apreciar da cultura e história colombiana.
Em Barranquilla, o grande evento é o Carnaval, declarado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Uma festa que reúne tradições dos diversos povos que formaram a população colombiana, o Carnaval de Barranquilla é único no mundo por sua diversidade cultural.
Outras duas celebrações que estão na lista da UNESCO são o Carnaval de Brancos e Negros em Pasto e a procissão de Páscoa em Popayán.
A música colombiana, por sinal, tem estrelas conhecidas em todo o mundo: Shakira, Juanes e Carlos Vives são grandes representantes dos talentos locais.
Já Cali, a terceira cidade da Colômbia e a capital do Vale do Cauca, é o centro da “rumba”. No bairro de Juanchito, por exemplo, se dança até o amanhecer.
No Vale do Cauca ainda é possível deliciar-se com a gastronomia tradicional, uma cozinha que funde as heranças espanhola, quechua e africana com os segredos culinários de Antioquia.
Os pratos típicos são o sancocho de galinha, o arroz atollado, o aborrajado, as torradas de plátano verde com hogao e os tamales.
O turismo religioso também é importante na Colômbia.
O Parque Arqueológico de San Agustín reúne um conjunto de 20 catedrais e 25 basílicas, com destaque para a Catedral de Sal de Zipaqiurá, Cundinamarca, uma joia arquitetônica localizada a 48 km de Bogotá.
Nos departamentos de Caldas, Quindío e Risaralda está a Paisagem Cultural Cafeeira, local onde se cultiva o melhor café suave do mundo, um dos mais importantes produtos de exportação e considerado uma bebida gourmet em vários países.
Várias fazendas cafeeiras se convertem em alojamentos turísticos de alto nível, tornando-se um grande destino de férias campestres. Manizales, Armênia e Pereira, as três capitais do Triângulo Cafeeiro, competem em hospitalidade.
Nestas cidades, o visitante pode fazer passeios a cavalo entre quedas de água e cantos de aves, praticar a pescaria ou percorrer as montanhas de bicicleta.
Parques temáticos como o Parque do Café e Panaca exaltam os valores da cultura local e oferecem diversão para todas as idades. A Paisagem Cafeeira foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2011.
Mais informações em www.colombia.co