Com 14 missões para eventos no currículo, programa CreativeSP é prorrogado

Anúncio ABIMAD39

O Governo de São Paulo anunciou, na última terça-feira (17), a prorrogação por mais cinco anos do CreativeSP, programa que leva empresas de todo o Estado para os principais eventos de economia criativa do mundo. 

O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O investimento será de R$ 33 milhões, com a previsão de um retorno 60 vezes maior e a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem.

Anúncio

O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Além da geração de negócios, a iniciativa busca promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

“As 14 missões que realizamos neste ano foram um sucesso e sabemos que as próximas também serão”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

O programa CreativeSP representa uma oportunidade para as empresas expandirem seus negócios, fazerem novos contatos. Além disso, essa expansão gera mais empregos e impulsiona ainda mais a economia no Estado de São Paulo.

Até agora, 118 empresas participaram de 14 missões para eventos como: SXSW (Estados Unidos), Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Web Summit (Portugal).

A expectativa é que, no médio prazo, elas injetem R$ 636 milhões no setor cultural paulista, com a geração de 9,6 mil empregos.

“Além da geração de emprego e renda, inclusive para os jovens, o setor de economia criativa é um dos que mais promovem a inovação no país”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

“Por isso o esforço da InvestSP para colocar à disposição dos empreendedores todo o conhecimento da agência na atração de investimentos, na promoção do Estado e na internacionalização de empresas”, completa.

PELO MENOS MAIS QUATRO MISSÕES ESTÃO PROGRAMADAS PARA 2023

Em outubro, o CreativeSP levará 10 empresas paulistas para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e para o Womex, evento da indústria musical realizado na Espanha.

E, em novembro, o destino será a Web Summit, feira de inovação e tecnologia realizada em Portugal, além do Ventana Sur, evento do setor audiovisual que acontece na Argentina e cujas inscrições estão abertas pelo site da InvestSP.

Já para 2024, estão previstas, inicialmente, oito missões:

● SXSW (EUA)

● Games Developer Conference (EUA)

● Berlinale (Alemanha)

● Festival de Cannes (França)

● Gamescom (Alemanha)

● Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)

● Web Summit (Portugal)

● Semana de Design de Milão (Itália)

As regras e as datas de inscrição serão divulgadas em breve no site da InvestSP.