Durante a solenidade de encerramento da São Paulo Tech Week (SPTW), nesta quarta-feira (05/12), a SP Negócios – agência de promoção de investimentos e exportações da Prefeitura de São Paulo, que organizou o evento — divulgou um balanço dos resultados do festival, que promoveu mais de 300 atividades relacionadas à inovação e à tecnologia e reuniu cerca de 50 mil pessoas durante uma semana (entre 24 e 30/11). Com esses números, a semana de tecnologia paulistana tornou-se a maior do mundo do gênero, ao superar o volume de eventos da London Tech Week, que recebeu 230 iniciativas neste ano.
Segundo a organização, a quarta edição do festival de São Paulo movimentou aproximadamente R$ 10 milhões em negócios, patrocínios e vendas de ingressos, além de trazer mais de 20 atividades internacionais de países como Canadá, França, Reino Unido, Noruega, Estados Unidos e Israel.
“A SPTW é um evento com a cara da cidade. Uma oportunidade para o estreitamento de bons negócios entre a capital paulista e mercados nacionais e internacionais. Nosso principal objetivo é a capacitação e inserção de jovens talentos no mercado de trabalho através de contato com a comunidade empreendedora”, destaca o prefeito da capital, Bruno Covas.
Neste ano, a programação envolveu cerca de 20 temáticas diferentes, entre eles, varejo, moda, mercado financeiro e indústria 4.0, assim como atividades ligadas às novas tecnologias como drones, inteligência artificial, internet das coisas, blockchain e realidade virtual.
Na visão de Juan Quirós, presidente da SP Negócios – agência responsável pelo festival, a SPTW é uma grande vitrine para São Paulo mostrar para o mundo todo o seu potencial de inovação, considerando a densidade de startups, aceleradoras, investidores e talentos na cidade. “O festival se consolidou como um dos maiores do mundo e atraindo a atenção de empresas estrangeiras, interessadas em investir na capital paulista como ponto de partida para fazer negócios na América Latina”, analisa.
A SPTW contou com patrocínio da Totvs, Atento, Sympla, Estação Hack–Facebook e Distrito, apoio da Pineapple Hub, Blanko, Trianons, Plava, RecargaPay, Regus e Wayra e participação da Digital House, Tech Hub oficial da Tech Week.
Dentre os destaques da programação estão o CASE, principal evento de startups da América Latina, que segundo organizadores atraiu 10 mil participantes; o SP Elevator Pitch, competição no Farol Santander que premiou startups para programa de aceleração no Canadá; e o Startup Awards, competição que reconheceu a ZeroOnze — comunidade de startups da cidade — como a melhor comunidade de startups do Brasil.
A quinta edição da SPTW acontecerá entre os dias 23 a 29 de novembro de 2019 e será lançada oficialmente no aniversário de São Paulo durante o festival Cidade do Futuro, realizado no centro da capital.