A NürnbergMesse apresentou nesta semana o seu balanço relativo ao ano de 2019. E a recapitulação dos números financeiros da NürnbergMesse dificilmente poderia ser mais variada. Por um lado, a promotora fez uma exibição impressionante do ano de final ímpar mais bem sucedido de sua história: em 2019 a empresa teve vendas recordes de 285,7 milhões de euros e um lucro de 2,3 milhões de euros. Por outro lado, o coronavírus fez de 2020 um ano excepcionalmente desafiador para as feiras, com 41 adiamentos ou cancelamentos no calendário até agora, 23 deles marcados para acontecer no centro de exposições da empresa em Nuremberg.
Ao mesmo tempo que a companhia está protegendo sua liquidez, economizando custos e adiando investimentos, a NürnbergMesse tem investindo seletivamente em esforços prospectivos, como o desenvolvimento de formatos híbridos de feiras.
Em 2019 a empresa de feiras realizou 176 eventos em todo o mundo, atraindo 35.439 expositores e cerca de 1,4 milhão de visitantes para mais de 1,1 milhão de metros quadrados de espaço para exposições. Assim, a empresa cresceu significativamente mais dinamicamente do que a concorrência pelo sexto ano consecutivo.
“Tivemos um ano fiscal recorde em 2019. Nossos fortes indicadores de desempenho financeiro e de eventos estabeleceram uma base estável para um ano de 2020 bem-sucedido e igualmente recorde. Mas isso antes que o coronavírus nos prejudicasse maciçamente, assim como aconteceu com tantos outro ”, disse o Dr. Roland Fleck, CEO do NürnbergMesse Group.
Resposta à Covid: proteja a liquidez enquanto investe no futuro
A NürnbergMesse adotou uma abordagem em duas frentes frente ao coronavírus em 2020. Primeiro buscou salvaguardar a liquidez, que permaneceu como uma prioridade. Para conseguir isso, a empresa cortou custos em toda a linha, introduziu pela primeira vez horários de trabalho encurtados como forma de proteger empregos e adiou investimentos planejados em infraestrutura de seu espaço de eventos e em funcionários.
Mas, ao mesmo tempo, a NürnbergMesse segue investindo em esforços que serão altamente significativos para seu desenvolvimento futuro. Isso inclui o desenvolvimento de conceitos híbridos para feiras, a expansão de serviços e o fortalecimento das principais competências da empresa: feiras e conferências. Medidas abrangentes de segurança e higiene também fazem parte do quadro.
Novos formatos híbridos e de feiras digitais
A pandemia de coronavírus levou a NürnbergMesse a adicionar uma extensão digital à sua gama de feiras. A nova unidade de “Desenvolvimento Corporativo e Digital”, estabelecida no início do ano, gerenciará essa grande transformação corporativa e trabalhará em estreita colaboração com parceiros de eventos, expositores e visitantes para incentivar a introdução de novos formatos híbridos de feiras.
O pontapé inicial ocorreu no início de julho com a edição virtual da feira MedtecLIVE, na qual todos – fornecedores clássicos de tecnologia médica, grupos de pesquisa ou start-ups – se reuniram para dialogar em uma plataforma compartilhada online. As feiras GaLaBau e it-as, marcadas para acontecer neste outono alemão, também serão realizadas de forma modificada.
“Em termos de digitalização, vemos a crise como uma oportunidade: etapas importantes que já tínhamos iniciado antes da pandemia agora serão abordadas de maneira ainda mais rápida e vigorosa, para que nossos expositores e visitantes estejam em contato não apenas pessoalmente, mas também digitalmente”, disse Peter Ottmann, CEO da companhia junto com Fleck.
Internacionalização constante
A NürnbergMesse manteve sua estratégia de internacionalização no caminho certo. Na semana passada a sua subsidiária NürnbergMesse China reiniciou seus negócios de eventos com três feiras e uma conferência, todas realizadas sob padrões rigorosos de segurança e higiene. De 1 a 3 de julho, a BIOFACH CHINA, a EXPO NATURAL CHINA, a CRAFT BEER CHINA e a conferência PAK-iD para a indústria de embalagens atraíram mais de 300 expositores e 13.000 visitantes pavilhão de exposições da empresa em Xangai. A empresa também está avançando em suas atividades globais com feiras na indústria de tintas e vernizes (revestimentos).
Trabalhando com a Vincentz Network, uma das maiores empresas alemãs de publicações comerciais, e a associação chinesa de tintas CNCIA, a NürnbergMesse realizará o primeiro China Coatings Show de 2 a 4 de setembro. No Brasil, a NürnbergMesse Brasil trabalhará com a Vincentz Network e com a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para montar a feira com o mesmo nome, ABRAFATI.
Perspectivas para o ano fiscal de 2020
Fleck e Ottmann relatam que, atualmente, não há como definir um número confiável do impacto real que o coronavírus trará aos negócios da empresa no ano fiscal de 2020. Um aspecto crucial será como os eventos evoluirão no segundo semestre do ano. Mas os dois CEOs enfatizam que, devido ao vírus, a meta original de vendas de 350 milhões de euros para 2020 certamente não será alcançada. No momento, a empresa está assumindo vendas de cerca de 100 milhões de euros para 2020.