Foi de uma maneira virtual, via conferência online, que a organização da Campus Party anunciou que em 2020 um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo será 100% digital e gratuito. O cancelamento das Campus Party físicas no Brasil e no mundo levou a esta decisão histórica. E a data já foi anunciada: 9 e 11 de julho.
Pela primeira vez, o evento acontecerá simultaneamente em todos os países participantes e contará com um palco global, além das atrações regionais. Com 22 países confirmados, de cerca de 80 convidados, todo o evento será transmitido online pelos perfis da Campus em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. A ação também pretende arrecadar doações para o apoio aos profissionais de saúde por meio da instituição Médicos sem Fronteiras.
“Reiniciando o Planeta” será o tema central da Campus Party que trará ciclo de palestras com a apresentação de projetos e ideias. Foram confirmadas as presenças de Vint Cerf, um dos responsáveis pela criação do protocolo IP, e Don Tapscott, pensador e citado como o pai da inovação aberta.
No Brasil, a cidade de Brasília (DF) será a “capital” da chamada Campus Party Digital Mundial. Serão seis palcos, divididos entre temas e convidados locais e internacionais. O principal deles carrega o tema central da Campus, com todas as apresentações sendo voltadas para o estado do mundo durante e após a pandemia.
Os outros espaços serão divididos em temas como saúde, emprego, ciência, saúde, cidades inteligentes, entretenimento e economia, com iniciativas em prol de melhorias para a sociedade.
A Campus Party Digital Mundial também vai contar com uma hackaton global com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que ajudem a atingir as metas de desenvolvimento sustentável da ONU, que envolve pontos como a erradicação da pobreza, o pleno acesso à comida, água potável, educação e saúde, além da criação de hábitos de consumo sustentáveis, entre outros. Mais atividades, como painéis com discussões e oficinas, também estão programadas para acontecer.
A ideia de uma Campus Party digital surgiu ainda em janeiro, enquanto a pandemia do novo coronavírus estava concentrada em países asiáticos. Em fevereiro, com o cancelamento do evento na Itália e a disseminação da COVID-19 por todo o globo, veio a ideia de reunir os campuseiros digitalmente e fazer, pela primeira vez, uma única versão global.
Ingressos e reembolsos
Aos campuseiros que adquiriram ingressos para a edição Brasília ou nacional, as orientações para reembolso serão enviadas por e-mail ainda nesta semana. As entradas também valem para as novas datas que ainda serão marcadas, caso os interessados queiram permanecer com elas. Por enquanto, porém, a única data prevista para realização de uma Campus Party física é novembro, com a adiada edição Brasília podendo acontecer nesta data.