A Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do planeta, teve início nesta terça-feira (08/01) e promete trazer ainda muitas novidades até o seu final, no dia 11. Realizada em Las Vegas, o evento conta com mais de 4 mil marcas expondo os lançamentos tecnológicos que serão normais em nosso cotidiano nos próximos anos. Cerca de 180 mil visitantes são previsto no evento que conta com 225 mil m² de área de exposição.
Confira abaixo algumas das tendências apresentadas durante a CES:
5G
A CES mostra que o “5G” já é uma realidade. Executivos de fabricantes de chips como a Qualcomm e a Intel, operadoras de telefonia móvel como a AT&T e Verizon, e empresas de tecnologia como a IBM terão como foco, em suas palestras, as novas redes sem fio, que prometem velocidades mais altas, menor consumo de energia e a chegada da “internet das coisas”. Os fabricantes de smartphones, entre os quais a Samsung, prometeram lançar aparelhos que funcionem com essa nova tecnologia, nos próximos meses.
Alto-Falantes Inteligentes e assistentes virtuais
Alto-falantes inteligentes como o Echo, da Amazon, e o Google Home, prometem ser a nova vedete dos amantes de tecnologia. Combinar os assistentes virtuais “Alexa” e o “Google Assistant” a uma variedade cada vez maior de aparelhos domésticos vem sendo um tema da CES, nos dois últimos anos. Agora, Amazon e Google esperam libertar seus robôs da “casa inteligente” e permitir que circulem, com integração a fones de ouvidos, “óculos inteligentes”, carros e até mesmo bicicletas.
Mobilidade urbana e carros inteligentes
Além de palestras com grandes nomes como Elaine Chao, secretária do Transporte dos Estados Unidos, e John Krafcik, presidente-executivo da Waymo, a CES também traz diversas novidades no segmento de mobilidade e transporte.
A Hyundai, por exemplo, traz uma solução de veículo para trafegar em locais de difícil acesso, com foco no resgate de pessoas em desastres naturais. Chamado “Elevate”, o veículo também pode ainda ajudar na mobilidade de deficientes, nivelando-se a alturas específicas para evitar escadas.
Tomando por base que o carro autônomo já não é mais uma novidade – e sim uma realidade – a Kia trouxe para a CES o “R.E.A.D.”, que busca tornar mais agradável a experiência de “guiar” um veículo autônomo. O sistema ficará responsável por monitorar o estado emocional do condutor (ou passageiro, como preferir) através de sensores que reconhecerão sinais vitais como frequência cardíaca e expressões faciais.
A Harley-Davidson revelou mais detalhes do seu primeiro modelo elétrico, a LiveWire, que começa a ser vendida nos Estados Unidos em agosto. O preço já está definido para a pré-venda, que já começou: US$ 29.799.
Falando em moto, CrossHelmet apresentou seu capacete X-1. Ele é dotado de câmeras e sensores que reproduzem a realidade aumentada para mostrar ao piloto tudo o que acontece nas laterais da motocicleta, deixando a visão limitada do capacete convencional no passado.
Televisores
A LG apresentou na CES 2019 a versão que chegará às lojas da televisão 4K OLED que pode ser “enrolada” quando desligada, cabendo em uma caixa retangular de altura inferior a um terço do monitor. A Signature OLED TV R deve ser lançada no segundo semestre deste ano. A tela mostrada na CES nesta segunda tem 65 polegadas e é feita com material OLED de 4K, brilhante e de alto contraste.
A LG anunciou ainda que todos os novos televisores OLED da LG contarão com os assessores virtuais Google Assistant e Amazon Alexa, assim como com o software Apple AirPlay, mais uma parceria da empresa para levar seu conteúdo além da Apple TV.
Já a Samsung apresentou uma versão ainda maior de sua TV The Wall: nada mesmo que 219 polegadas e resolução 6K. Outra novidade da sul-coreana foi a TV QLED de 8K, apresentada em tela de 98 polegadas.
A Samsung também anunciou uma parceria com a Apple, passando a oferecer conteúdo do iTunes nos televisores da marca, o que antes era restrito a quem tinha a Apple TV.
Eletrodomésticos
A lava-louças “Tetra Dishwasher” promete uma revolução na hora de se livrar dos pratos e copos sujos. Ao contrário dos aparelhos convencionais, ela utiliza um pequeno reservatório de água, com capacidade de 4 litros. O sistema de aquecimento funciona com placas de grafite, que utilizam a água como resistor. A fabricante, Heatworks, diz que as louças saem limpas em apenas 15 minutos.
A LG mostrou uma máquina que permite fazer cerveja com cápsulas. A HomeBrew, que não tem data para ser lançada, tem cápsulas com malte, lúpulo e condimentos para determinar o sabor da cerveja. Por enquanto, os tipos de cerveja disponíveis são IPA, Pale Ale, Stout, Weiss e Pilsner. A máquina demora, segundo a empresa, duas semanas até terminar a produção de cinco litros da bebida. Terminado o processo, o aparelho se autolimpa antes de iniciar o novo ciclo.
O Walabot Home é um detector de quedas que pode ajudar muitos idosos. O aparelho é instalado na parede, e monitora todo o ambiente, como um banheiro, por exemplo. Ele usa ondas de rádio para detectar as quedas. Caso isso acontece, um alarme é acionado.
As últimas novidades da CES podem ser acompanhadas através do site https://www.ces.tech/. No site da feira ainda é possível acompanhar ao vivo – através de livestream – as palestras do evento.
Fonte: Financial Times e G1