Setenta e nove marcas nacionais ajudaram a contar, em 17 de abril, que este ano será um marco na história da indústria brasileira da moda em calçados e acessórios de moda a partir da comemoração dos 50 anos da Francal, a feira mais inspiradora do setor, a mais relevante para os negócios de toda a cadeia e a mais antiga do mundo em seu segmento.
Prestigiadíssimo, o evento realizado no charmoso hotel Unique, em São Paulo, recebeu mais de 400 convidados; entre eles, importantes lojistas de todas as regiões do País, representantes de algumas das principais marcas nacionais de calçados e acessórios, lideranças de todos os segmentos envolvidos na cadeia coureiro-calçadista e a imprensa.
Foi também uma oportunidade para apresentar ao mercado as muitas inovações que chegam para ficar a partir da Francal 2018, em julho; entre elas, o projeto Francal E-commerce Brasil. Ainda mais importante, o evento antecipou que a edição de 2019 vai atender um desejo de fabricantes e lojistas ao acontecer no início de junho, dos dias 3 a 5.
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Abrindo a programação do evento de comemoração da 50ª edição da Francal, o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, transmitiu as inspirações do verão 2019. Um verdadeiro guia de criação e compras, a palestra destacou como pontos fortes para a nova temporada quente a presença de elementos folclóricos, as cores fortes que combinam entre si em contraste com a transparência do acrílico e do nylon, os elementos esféricos e a elasticidade. Devem prevalecer também na moda Verão 2019 as flores, os tons pastel “sujos’, os muitos tons de azul, listras, patchwork, cadarços, cordões e os detalhes que dão uma cara de “inacabada” às criações, como fiapos soltos.
Em seguida, os produtores Patrizia e Paulo Ramalho comandaram um desfile em que as estrelas foram os pré-lançamentos em calçados e acessórios do Verão 2019 de 79 marcas nacionais de bolsas e calçados femininos, masculinos e infantis. Com formato dinâmico, o desfile antecipou parte dos lançamentos que importantes marcas estão reservando para apresentar em julho, na Francal 2018, como Colcci, Ana Hickmann, Jorge Bischoff, Anzetutto, Cervera, Ferrucci, Giulia Domna, Luiza Barcelos, Kidy, Klin, Orcade, Democrata, Rafarillo, Vizzano, Usaflex, Werner, entre outras.
Assim que acabou o desfile, Carla Vilhena, jornalista e apaixonada por calçados, bateu um papo descontraído com os diretores de Redação das revistas Vogue e GQ, Silvia Rogar e Ricardo Cruz, respectivamente. Eles comentaram as inspirações da temporada materializadas nos pré-lançamentos revelados minutos antes na passarela montada no hotel Unique.
O desfile foi seguido de ainda mais conteúdo em uma conversa sobre os novos rumos do mercado da moda conduzido pelo estilista e coordenador de Moda do Istituto Europeo di Design (IED-SP), Dudu Bertholini, Meline Moumdjian e Eloisa Artuso, respectivamente coordenadora de Shoes & Bags e professora de Design Sustentável da instituição.
No grande momento de encerramento, o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, mal conteve a emoção ao lembrar a trajetória de 50 anos daquela que é hoje uma das principais feiras de calçados e acessórios de moda do mundo, a mais longeva e a que concentra 100% de fabricantes de um mesmo país. Após Abdala capitanear um brinde com os mais de 400 convidados do evento, um desfile-show com pré-lançamentos do Verão 2019 voltou a ocupar a passarela com modelos sensualmente envoltas em panos, rendas e maiôs.
Ao som de uma moderna versão da clássica canção “Parabéns pra Você”, Abdala reuniu todos os diretores e colaboradores da Francal na passarela para agradecer a confiança do mercado e projetar o otimismo que vai nortear o futuro da Feira do Verão Brasileiro nos próximos 50 anos e além.
Francal 2018
A partir de agora, todas as atenções de quem trabalha e ama a moda em calçados e acessórios estão voltadas para a Francal 2018, de 16 a 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, uma edição que nasce mais interativa, vibrante e inspiradora. Com novo conceito, a Feira do Verão Brasileiro passa a oferecer aos visitantes um mundo de informações, ideias, linguagens e movimentos que se traduzem em experiências a serem reproduzidas nos pontos de venda nos meses seguintes.
Este conceito moderno e inovador se reflete também no novo posicionamento da Francal de oferecer às marcas diferentes opções de projetos de estandes, com uma linguagem mais alinhada às tendências globais e acessíveis a empresas de todos os portes.
A Francal 2018 insere seus visitantes num mundo de informação atual e inspiradora por meio de um Painel de Mercado, Fórum de Moda, desfiles e palestras dinâmicas do Francal Talks. É o principal evento da temporada mais vendedora do ano para a indústria e varejo de calçados e acessórios de moda, uma vez que reúne todo o trade do setor, as mais importantes marcas da cadeia produtiva nacional, lojistas de todo o Brasil e compradores do exterior.