Em tempos de COVID-19, muitos profissionais de eventos começam a pensar em levar seus eventos para o mundo virtual. A dúvida é: como criar engajamento do público em ações como estas? Como não perder a atenção dele para e-mails, internet ou até mesmo familiares?
Para o engajamento é preciso estar focado em três itens principais: Conteúdo, Compromisso e entretenimento. É preciso manter essas necessidades em destaque durante o processo de planejamento e tomada de decisão.
De voz aos participantes
O núcleo de todo evento, seja presencial ou virtual, é a conexão humana. Desta maneira, toda ferramenta de comunicação deve ser constantemente moderada com conversas e o público virtual deve ter permissão para fazer perguntas e ter suas vozes ouvidas. Dependendo do tipo de evento e mecanismo de entrega, essas ferramentas de comunicação podem ser inclusa na sua plataforma de eventos digitais e canais de mídia social. O moderador também pode incentivar a participação através desses canais.
Conheça o seu público
Conheça o seu público e forneça a eles as ferramentas que eles se sentem confortáveis para interagir com você, com os palestrantes e entre si. Além disso, tenha moderadores dedicados para todas as ferramentas que você está usando para dar boas-vindas e incentivá-los a participar e fazê-los sentir-se confortáveis com a tecnologia que está sendo utilizada.
Escolha bem o conteúdo
Se algo é chato no presencial, é ainda mais insuportável no virtual. Desenvolver um programa cheio de conteúdo atual e acelerado, apresentado por palestrantes dinâmicos, é um bom começo para manter as pessoas envolvidas. Atividades interativas podem ajudar o público virtual a sentir que realmente fazem parte do evento. Para tanto, os organizadores podem usar pesquisas, bate-papos, jogos, concursos e sessões moderadas de perguntas e respostas em tempo real.
Olho no relógio
Embora eventos presenciais possam ter uma agenda com painéis o dia todo, isso é menos provável que funcione em um ambiente virtual. Mas, se você tiver um dia inteiro de programação, permita um intervalo de tempo para o almoço, bem como um ou dois intervalos um pouco mais longos. É importante que o público possa ter de cinco a quinze minutos de descanso entre os painéis.
Prepara seu público antes do dia do evento
Trabalhe junto com a empresa que está oferecendo a plataforma do evento virtual para garantir uma comunicação antecipada das principais informações técnicas. Se alguém não puder fazer login ou tiver problemas de buffer que os impeçam de assistir ou interagir com seu conteúdo, você os perderá. Se eles estiverem enviando perguntas e ninguém responder, eles se sentirão ignorados. Durante o evento, tenha sempre uma pessoa de suporte para ajudar aos participantes.
Fonte: TSNN