Como no RS: Organizadores de eventos propõem protocolos e “show-teste” para retorno em Curitiba

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Organizadores de eventos culturais e de shows musicais estiveram reunidos com autoridades municipais e estaduais na última sexta-feira (18/09) para discutir a retomada das atividades do setor e sugerir a realização de eventos testes em outubro na capital paranaense.

Durante a discussão, várias propostas foram feitas e analisadas. Entre elas, a produção de dois eventos testes na cidade, a partir da segunda quinzena de outubro. A ideia segundo os profissionais de área, é que um deles seja uma feira de negócios, e o outro, um show musical.

No encontro, representantes do setor de eventos também defenderam a adoção de paliativos, para garantir a subsistência da área, até que os eventos possam retornar de forma ampla, como o auxílio emergencial e Lei Aldir Blanc. Outro pedido foi para que os editais de linha de crédito tenham ampla divulgação, para atender todas as categorias.

Confira as propostas:

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  1. Neste primeiro estágio, maiores de 60 anos terão acesso negado e grupos de risco serão orientados a não comparecer.
  2. Sugerir ao público, a chegada com duas horas de antecedência, considerando que haverá a necessidade de novos protocolos de acesso.
  3. Sinalizar o distanciamento de um metro, em filas, estacionamento, bilheteria, entrada, banheiros e outras áreas.
  4. Toda equipe utilizará seu próprio equipamento de trabalho individual (EPI) e o número de recepcionistas e seguranças será maior que de um evento tradicional, para atender o protocolo.
  5. Dispor de comunicados no teatro que instruam artistas, público, fornecedores e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no teatro, em todos os espaços disponíveis.
  6. Criar campanhas de comunicação que transmitam segurança para o público e todos os demais envolvidos, na prevenção da covid-19.
  7. Totens que serão distribuídos nas dependências do teatro com as regras de proteção covid-19.
  8. Vídeo com normas de segurança/proteção será veiculado nos telões antes do espetáculo.
  9. Saída do público será escalonada, evitando aglomerações.
  10. Será obrigatório o uso de cartões digitais para pagamentos

Distanciamento social

  1. Vendas 100% por canais digitais, pela internet, chatbot e aplicativos.
  2. Proibição de vendas para grupos.
  3. Priorização de ingressos digitais, como e-tickets e mobile tickets.
  4. Opção de venda do ticket de estacionamento digital junto com o ingresso.
  5. A entrada do público será aberta duas horas antes do início da apresentação.
  6. Implantação de corredores de uma só via, para coordenar o fluxo de público.
  7. Uso de quatro entradas diferenciadas no teatro para acesso do público.
  8. Não permitir aglomeração nos acessos e na frente da bilheteria e dos guichês para pagamento de estacionamento.
  9. Controlar a quantidade de pessoas, respeitando as regras da OMS e do Ministério da Saúde, com distanciamento de um metro
  10. Limitar a seleção de assentos, utilizando a técnica de bloqueio inteligente, pulando sempre uma fila inteira e intercalando as poltronas. Membros da mesma família poderão sentar juntos.
  11. Oferecer ambientes de isolamento, no caso de alguém apresentar sintomas durante o show, até sua retirada do local.
  12. Ambulatório com médico e paramédico durante todo o evento nos teatros.
  13. Ambulância em modo de espera para transferir pacientes com sinais de febre ou doença para hospital mais próximo da região.
  14. Organizar de forma escalonada a saída do público.

Higienização, sanitização do ambiente e monitoramento geral

  1. Medir a temperatura tanto de colaboradores, fornecedores e público, através de termômetro digital infravermelho, ao constatar temperaturas acima 37,8ºc impossibilitar a toda área do evento.
  2. Proibir a entrada de clientes que não estiverem utilizando máscara de proteção.
  3. Colocar tapetes com hipoclorito de sódio a 2% para higienizar os calçados nas entradas do evento.
  4. Aplicar álcool líquido 70% nas mãos de cada pessoa na entrada.
  5. Disponibilizar álcool em gel 70% nos banheiros, plateia e na área da bomboniere.
  6. Higienização frequente de piso, maçanetas, torneiras, corrimões, mesas, cadeiras, teclados, computadores, botões elevadores, telefones, equipamentos de som/luz, palco e todas as superfícies lisas e metálicas com álcool 70%, inclusive nas cancelas, equipamentos de entrada dos veículos e pessoas, dos banheiros do teatro.
  7. O teatro deverá manter as portas dos sanitários abertas para beneficiar a ventilação.
  8. Máscaras e demais proteções para todos que estiverem trabalhando no show – orientadores e staff.
  9. Lacrar bebedouros coletivos.
  10. Manter, sempre que possível, portas abertas e ambientes ventilados.