Uma das grandes funções dos eventos corporativos é expandir a rede de relacionamentos, bem como reencontrar velhos conhecidos. Mas como manter ativa e realizar networking sem os eventos presenciais?
Por mais que as plataformas e eventos virtuais estejam de olho neste “gap”, nada é comparável ao face-to-face. Mas para tentar responder a esta pergunta, o Harvard Business Review elaborou um artigo com estratégias interessantes – enquanto ainda não é possível estar junto presencialmente.
Como você deve fazer novas conexões profissionais durante esse período? E como você pode fortalecer os relacionamentos dentro da sua empresa quando muitas pessoas ainda estão trabalhando remotamente?
De acordo com o Harvard Business Review, o LinkedIn e outras plataformas de relacionamento ainda são úteis para aprofundar relacionamentos existentes e cultivar novos. Mas, neste momento único, outras estratégias podem ser utilizadas para criar conexões.
Aqui estão três a serem consideradas:
Transforme as conferências canceladas em oportunidades de networking privado
Desde o início da pandemia, muitas conferências e outros grandes encontros foram cancelados, mas mesmo na ausência deles, você pode usá-los como uma forma de conhecer pessoas. Dê uma olhada nas conferências programadas para o início do ano, juntamente com aquelas que estariam ocorrendo. Identifique os participantes que deveriam comparecer, falar, ou que vieram em anos anteriores.
Escolha de cinco a dez pessoas com quem gostaria de se conectar e encontre algo que tenha em comum que possa torná-las interessadas em conhecê-lo (por exemplo, vocês dois estão envolvidos na pesquisa de robótica). Você pode enviar um e-mail para eles ou enviar uma mensagem no LinkedIn dizendo algo como: “Ambos estávamos planejando participar da [conferência] este ano. Eu esperava encontrar você lá, porque vi que ambos estamos envolvidos na pesquisa de robótica e achei que seria interessante bater um papo. Como o evento foi cancelado e estamos todos de castigo no momento, pensei em entrar em contato virtualmente. Avise-me se quiser tomar um café no Zoom.”
Repense os limites geográficos.
Antes que o mundo ficasse remoto, o impulso padrão da maioria dos profissionais era focar nas pessoas ao seu redor. Ao criar listas de convidados, pensávamos nos colegas locais e dizíamos aos contatos de fora da cidade para “nos avisar quando você estiver por aqui”. Agora, esses limites recuaram e, à medida que mudamos para coquetéis virtuais, percebemos que somos livres para convidar pessoas de todo o mundo com as quais não seríamos capazes de nos conectar anteriormente.
Convide líderes seniores para as reuniões do grupo de trabalho online.
A crise atual levantou uma série de novas questões para os líderes de negócios considerarem, seja o futuro do seu setor, ou como sua empresa está respondendo a desafios específicos (da cadeia de suprimentos ao marketing e envolvimento dos funcionários) ou o futuro do trabalho global. Isso representa uma oportunidade única para você reunir proativamente um grupo de trabalho informal para discutir essas questões. Em algumas culturas corporativas, você pode simplesmente convidar algumas pessoas e fazer com que cresça a partir daí. Em outros, pode ser importante verificar primeiro com seu gerente.
Depois de reunir um grupo de colegas algumas vezes e estabelecer que as conversas são valiosas, você pode, quando apropriado em sua cultura corporativa, entrar em contato com líderes seniores e convidá-los a participar de uma sessão, como um participante ou um palestrante convidado.
Mesmo que os eventos de networking tenham sido cancelados, existem muitas maneiras de você construir relacionamentos profissionais. Ao empregar essas três estratégias, você ficará ainda mais forte quando os eventos pessoais começarem novamente.
Fonte: Harvard Business Review