Segundo dados da Pesquisa mensal, Sondagem do Consumidor realizada pelo Ministério do Turismo, mostrou que a intenção de viagem dos brasileiros caiu de 24,3% para 22,7% de Junho de 2014 para Junho de 2015.
Para combater essa tendência, as companhias aéreas passaram a vender passagens de trechos nacionais mais baratas do que rodoviárias. O Voopter (voopter.com.br), único buscador multidatas de passagens aéreas do mundo, identificou um aumento no número de promoções para destinos nacionais.
Além do preço mais baixo, conta também o fator de conveniência, já que os voos duram menos tempo do que as viagens de ônibus.
É possível encontrar preços baixos para diversas regiões. Passagens rodoviárias, ida e volta, de São Paulo a Curitiba, por exemplo, saem em média por R$ 184 (R$ 162 + R$ 22 de taxas), mas a mesma viagem, de avião, está saindo por R$ 180 (R$ 130 + R$ 51 taxas).
Em relação ao tempo de deslocamento, nesse caso, são necessárias mais de seis horas por terra, já o voo leva apenas uma hora e meia, o que favorece a escolha pela viagem aérea.
“É natural que diante de um momento de instabilidade econômica, as pessoas fiquem mais receosas e segurem mais o orçamento. Para acompanhar esse cenário e incentivar o turismo, as companhias têm lançado as super promoções para que as aeronaves não decolem com assentos vazios. Por isso, o momento é propício para economizar tempo e dinheiro, viajando de avião”, explica o CEO do Voopter, Pettersom Paiva.
Fonte: NR-7 Comunicação