A migração de eventos das capitais para o interior é tendência que deve se intensificar nos próximos anos, impulsionada pela busca por destinos com custos mais competitivos, infraestrutura de qualidade e facilidade de acesso.
Com sua vocação natural para o turismo de negócios e eventos, Campinas está bem posicionada para liderar esse movimento, consolidando-se como rota viável e atrativa para organizadores e participantes.
Localizado em Campinas, o Complexo Expo D. Pedro, um dos maiores espaços multiuso para eventos do país, tem se destacado por impulsionar o setor na região.
A concorrida agenda de eventos confirmados para este ano comprova o potencial da cidade para receber grandes encontros de diversos segmentos.
“O espaço tem seu calendário 2025 preenchido por grandes congressos e programação corporativa, que representam 55% do perfil dos eventos realizados no local, seguidos por treinamentos e palestras (25%), formaturas e convenções sociais (13%) e feiras (7%)”, demonstra Marceli Oliveira, superintendente do Expo D. Pedro.
“Estes números refletem não apenas a diversidade de programação que o espaço é capaz de abrigar, mas também a confiança do mercado em Campinas como destino estratégico para a realização de eventos de porte”, completa.
Como carro-chefe do Expo D. Pedro, o segmento corporativo tem sido contemplado por congressos das indústrias de agronegócio e das áreas médica, odontológica e tecnológica.
São setores que têm encontrado em Campinas um hub estratégico, devido à localização privilegiada da cidade, à infraestrutura de alto padrão do centro de convenções.
“O agronegócio, em particular, tem se fortalecido como um dos pilares dos eventos corporativos, refletindo a importância do interior paulista para o setor”, observa Vanessa Bianchi, gerente de Marketing do Expo D. Pedro.
Entre os eventos confirmados para 2025, a superintendente do Complexo destaca grandes iniciativas que migraram de capitais para o interior.
“Como exemplo, temos um renomado congresso da indústria musical, que tradicionalmente era realizado em uma grande capital brasileira, e agora escolheu Campinas como sede”, diz Marceli.
“Além disso, vamos receber uma grande feira pet e uma importante feira de artesanato, ambas originariamente sediadas em São Paulo, mas que encontraram no interior um ambiente propício para expansão e maior alcance de público”, completa.
Mas a agenda do Expo D. Pedro não se limita a 2025. “Já abrimos o nosso calendário para o próximo ano e temos recebido inúmeros pedidos de reserva de datas”, pontua a gerente de Marketing.
Para as executivas, o posicionamento de Campinas no 4º lugar no ranking nacional como destino de eventos também contribui para elevar a expectativa de geração de empregos e crescimento no segmento.
“Desde a área de produção de eventos até funções nas áreas de manutenção, elétrica, entre outras especialidades, é possível projetar um aumento real de 30% no fluxo de contratações fixas e temporárias durante este ano”, diz Marceli Oliveira.
“O ritmo intenso dos novos eventos que vêm para a cidade comprovam esta perspectiva animadora”, conclui Vanessa Bianchi.