O Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) tem como objetivo fomentar o debate entre todos os players do setor em busca de soluções para as principais questões que impactam a saúde brasileira.
Realizado anualmente pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), a 12ª edição acontecerá entre os dias 18 e 19 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
A programação do Conahp 2023 terá mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão os desafios para o enfrentamento de uma das maiores crises do setor.
Ainda: vão buscar soluções que visam a retomada da sustentabilidade financeira do sistema de saúde suplementar.
Além do palco principal, evento contará com os palcos estratégicos de IA, o papel do médico, VBHC e ESG. Para Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp, o encontro deste ano será ainda mais importante
“Ele reforça a necessidade de ampliar o diálogo junto a todas as áreas da saúde e, assim, encontrar caminhos para combater os problemas estruturais que vêm prejudicando progressivamente, ao longo dos últimos meses, o acesso da população à assistência de qualidade”, aponta”
“A situação atual exige mudanças urgentes, que não poderão acontecer sem considerarmos as especificidades e necessidades de todas as partes envolvidas. Nesse aspecto, o Conahp 2023 tem o papel de estimular a discussão e promoção de ações que contribuam para uma transformação profunda, que irá beneficiar a todos”, completa.
Para enriquecer o debate, o evento contará com nomes como:
– Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Arthur Aguillar, diretor de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS);
– Eugênio Vilaça, consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass); Gonzalo Vecina, médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP);
– Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems); e Nelson Teich, ex-ministro da Saúde.
Eles participarão de um bate-papo sobre o papel das autoridades na estruturação de um sistema integrado público-privado, considerando a crescente demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e fatores preponderantes da atualidade, como o envelhecimento da população brasileira.
“Precisamos olhar para o futuro considerando as mudanças no perfil da população brasileira”, indica Britto.
“Como iremos arcar com os custos de cuidar e promover qualidade de vida de um número cada vez maior de pessoas, que estão vivendo mais e com doenças complexas?”, questiona.
A preocupação do diretor pauta, também, uma mesa redonda com Paulo Rebello, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ainda:
– Renato Casarotti, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge); e Vera Valente, diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).
Eles abordarão os principais obstáculos para essa mudança no setor, bem como as ações práticas necessárias para que o tema saia do papel e avance em prol de melhorias efetivas no sistema.
Em outro importante eixo temático desta edição, o de tecnologia e inovação, especialistas falam sobre a importância dos hospitais se reinventarem por meio da transformação digital.
Será debatido o uso das tecnologias aplicadas a um novo modelo de gestão, trazendo a questão da digitalização de processos como ponto fundamental entre as estratégias de melhoria no acesso à saúde por toda a população.
Entre os demais painéis do evento, serão divulgadas iniciativas e práticas ESG nos hospitais, incluindo o lançamento de uma publicação da Anahp sobre o tema.
O material compila as principais ações e projetos de governança, ambientais e sociais desenvolvidos pelos hospitais associados à entidade.
Serviço:
Data: 18 e 19 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP) Informações e ingressos: https://conahp.org.br/2023/