Conferência Ethos 360° SP traz como tema central a discussão sobre o futuro sustentável

Anúncio

A sustentabilidade corporativa estará em pauta na Conferência Ethos 360° São Paulo, um dos principais eventos ESG do país, que acontece de 18 e 19 de setembro, no Pavilhão Bienal do Ibirapuera.

O evento é uma oportunidade para promover a reflexão sobre como as organizações podem contribuir para um futuro mais ético e sustentável.

Este ano, a Conferência Ethos 360° São Paulo terá como tema central “Rumo a um Futuro Sustentável e Inclusivo”, reunindo:

– Líderes empresariais, representantes do setor público, acadêmicos e ativistas para discutir e promover práticas que possam transformar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Anúncio

A Conferência terá como grande destaque a divulgação da Pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, uma das pesquisas de maior impacto sobre diversidade corporativa no país.

Ela será apresentada na abertura (18/09), data em que se comemora o Dia Internacional da Equidade Salarial, estabelecido pela ONU, às 9h, com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

“A responsabilidade das empresas é enorme frente aos desafios e as oportunidades de transformação e inclusão no Brasil”, afirma Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

“E a nova edição da pesquisa desafia as lideranças a dar um novo passo nesse processo. Essa pauta transpassa vários debates que a Conferência promoverá esse ano”, completa.

Após a apresentação da pesquisa, o painel “Do Diagnóstico à Transformação aplicando o Perfil 1.100 para fortalecer D&I nas empresas”, entra em cena.

No debate estão Leandro Camilo, Sócio e líder de Inclusão & Diversidade na PwC Brasil, e Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360. A moderação é de Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos de Direitos Humanos do Instituto Ethos.

Ao longo de dois dias, a Conferência Ethos 360 contará com palestras e painéis de discussão sobre temas como mudanças climáticas, economia circular, responsabilidade corporativa e inovação social.

No dia 18, a partir das 11h, no Palco 5, o painel “Caminhando lado a lado com sua cadeia de valor”, apresentado pela Raízen, traz para o debate Henrique Nakamura, diretor de Suprimentos da Raízen, e Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, que abordarão como tornar a cadeia de valor um ativo estratégico a partir de pequenos fornecedores.

No mesmo horário, no Palco 3, em debate oferecido pela Copa Energia, Leonardo Silva, coordenador de Novas Tecnologias e Pesquisa e Desenvolvimento da Copa Energia, debate com Saulo Gomes Moreira, diretor da UFMS/AGINOMA, sobre “Inovação na Transição Energética – o uso do GLP e GLR”, gás especial que apresenta 80% de economia em relação a emissões. A mediação será feita por Ellen Laureano, Coordenadora de sustentabilidade da Copa Energia.

No período da tarde, a partir das 14h, a pauta sobre “Assédios: medidas de prevenção, ação e investigações internas” chega ao Palco 1, com a participação de Adriane Reis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, Fernanda Bidlovsky, Sócia do Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados, e Rayhanna Oliveira, Gerente de ESG e Sustentabilidade da ICTS Protivit.

No palco 3, as “Ações de enfrentamento aos eventos climáticos extremos” serão tema de debate oferecido pela Gerdau, com a participação de:

– Paulo Boneff, head Global de Desenvolvimento Organizacional e Responsabilidade Social da Gerdau, Marcel Fukayama, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável (CDESS), Tatiana Barros, fundadora do movimento nacional voluntário União BR e moderação de Nina Rentel Scheliga, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões, que abordarão casos como as recentes enchentes do Rio Grande do Sul.

Às 17h10, no palco 4, Ana Couto, designer e publicitária, participará do painel “O Poder do Branding: O papel das empresas em um mundo em crise”.

Com a mediação de Andrea Álvares, presidente do Conselho do Instituto Ethos, o painel irá discutir o poder das marcas, além de marcar o lançamento da nova marca do Instituto Ethos.

No segundo dia, 19/09, às 9h, o Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, conversa com Andréa Álvares, presidente do Conselho do Instituto Ethos, sobre o “Fortalecimento da Cultura de Integridade: a atuação da CGU e o compromisso das empresas”.

A seguir, às 10h, no Palco 1, a palestra é sobre “O uso responsável da IA e o combate às desigualdades”, com participação de Clarice Tavares, Coordenadora de Direitos Humanos do InternetLab.

Já no Palco 3, às 11h, é a vez dosparticipantes debaterem sobre “A sociedade e empresas unidas no combate à desinformação”, em painel oferecido pela Globo. Participam Cristiano Reis Lobato Flôres, Advogado e diretor-geral da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Marie Santini, Pesquisadora do NetLab, da UFRJ, e Renato Franzini, Diretor de redação do G1.

No período da tarde, a Raízen apresenta o painel o “Voluntariado Corporativo: Fortalecendo a Cultura Organizacional e Gerando Impacto Social Estratégico”, no Palco 4, às 15h, com a participação de Camila Stefano, coordenadora do time de Performance Social da Raízen, e Daniel Moraes, Fundador do Atados.

SERVIÇO:

Quando: 18 e 19 de setembro

Horário: 9h às 18h

Onde: Pavilhão da Bienal Ibirapuera – Piso térreo e mezanino

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo – SP)

Inscrições: Investimento por pessoa: R$ 1.800,00.

Professores e estudantes têm direito a 50% de desconto mediante a apresentação da documentação correspondente. É obrigatório apresentar um documento com foto para acesso ao evento.

Programação e outras informações: https://www.conferenciaethos.org/sao-paulo