Conferência Latino-Americana da UFI trouxe novos insights para a indústria de feiras da região

Anúncio ABIMAD39

Na última semana a UFI, associação global da indústria de feiras, reconectou a indústria de feiras da América Latina com a realização de sua conferência regional.

Liderada por Ana Maria Arango, Diretora Regional da UFI para a América Latina, o evento digital de três dias ofereceu aos participantes uma combinação de sessões de apresentação e conteúdo especializado, bem como oportunidades de networking, matchmaking e desenvolvimento de negócios. 

Palestrantes de toda a região forneceram atualizações e percepções sobre diversos tópicos como atualizações de políticas governamentais, melhores práticas na adaptação de eventos ao contexto atual e oportunidades e tendências. 

Aberta a todos os profissionais da indústria, a conferência contou com a presença de 200 líderes da indústria de feiras de 35 países. 

Anúncio

A Incontacto, com sede na Colômbia, forneceu a plataforma que ofereceu traduções simultâneas em espanhol, inglês e português e permitiu que os delegados se relacionassem e continuassem as discussões entre as pausas das palestras. 

O evento foi realizado em Corferias, Bogotá, onde Arango foi acompanhada de maneira presencial pelo Presidente do Capítulo LatAm da UFI, José (Pepe) Navarro Meneses (Tarsus México), e pelo Vice-Presidente Raul Strauss (FEXPOCRUZ, Bolívia). 

A liderança do Capítulo aproveitou a visita para se encontrar com colegas da AFIDA e membros da UFI na Colômbia para discutir a crise em curso e como a UFI pode apoiar a região nos próximos meses.

Vários palestrantes focaram suas apresentações na nova realidade digital a qual os organizadores precisaram se adapar. 

Francisco Sotomayor, Diretor Gerente da GL events Chile, compartilhou experiências da edição digital de um de seus principais shows – EXPOMIN – e como eles conseguiram implantar um modelo de assinatura para melhor atender aos clientes. 

“Ainda estamos tentando encontrar formas de monetizar nossos eventos e o modelo de assinatura foi uma opção para gerar receita e ao mesmo tempo se adaptar às necessidades de nossos clientes”, afirmou

Andrés López Valderrama, Presidente Executivo da Corferias, falou sobre as novas competências que as empresas devem abraçar para responder à crise e às mudanças neste momento de incertezas. 

Para ele, as principais prioridades são gestão de talentos, saúde mental e foco e retenção do cliente, bem como oportunidades para ajudar as organizações a responder a qualquer ameaça futura ou mudança no ecossistema.

Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, focou nas lições aprendidas na organização de diversos tipos de compromissos digitais com clientes. “As soluções híbridas fazem parte da vida. Não devemos temer elas”, disse.

A conferência forneceu atualizações sobre a reabertura da região, com alguns países já em funcionamento e outros lutando para garantir uma “data de início”. 

As exposições são o caminho mais rápido para a recuperação econômica, e o reconhecimento e o apoio do governo são essenciais. 

“As feiras e eventos de negócios têm um grande papel a desempenhar na nossa recuperação econômica (depois da COVID)”, confirmou Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).

Para Arango, a conferência deste ano ofereceu resultados positivos em termos de lições aprendidas e uma visão do que está por vir. 

“Em nome da equipe da UFI, gostaria de agradecer aos palestrantes e nossos associados por fornecerem um conteúdo tão atraente e valioso”, completou.

Os associados da UFI podem acompanhar todas as sessões que foram apresentadas no evento na seção de membros do site da associação