Confiança do consumidor paulistano atinge pessimismo em Maio

Anúncio ABIMAD39

Em pesquisa feita pela FecomercioSP mostrou que a confiança dos consumidores paulistanos está cada vez mais baixa, por conta da elevação do custo de vida, aumento do desemprego e encarecimento do crédito.

Realizada todo mês desde 1994, segundo o resultado do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), a pesquisa tem como objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta as condições econômicas atuais e a expectativa quanto ao futuro.

A situação atual mostra um quadro pessimista, que reflete na redução do consumo e gerando o mau desempenho do comércio varejista.

Segundo o ICC foi registrado 91,8 pontos, o menor valor desde agosto de 2002, com queda de 16,2%. Se comparado ao mês anterior a baixa foi de 9,6%.

Anúncio

O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), e pelo Índice das Expectativas do Consumidor (IEC), com ambos apresentando queda em relação a Maio do ano passado e Abril deste ano.

O ICEA registrou queda de 27,2% em relação ao ano passado, e sobre o mês de Abril a redução foi de 14,5 %. Já o IEC retrocedeu 8,6% em relação a 2014 e 6,7% ao mês passado.

Em comparação do ICC feita por renda mostra que as famílias com menos de dez salários mínimos teve queda anual de 17,7% e mensal de 13,9%. Enquanto os consumidores com renda superior a 10 salários mínimos marcou um recuo em relação ao ano anterior de 12,9%, e apresentou aumento de 0,5% em relação a Abril deste ano.

 

Fonte: Assessoria