A Feira Ópera estava com sua 31a edição pronta, estruturada e todos os expositores confirmados. Porém, com a quarentena decretada e o cenário de isolamento social e suspensão de todos os eventos, os diretores Frederico De Cunto e Fernanda Menezes decidiram que algo precisava ser feito. Foi quando Frederico entrou em uma imersão de estudos em uma busca intensa por soluções de ordem prática para responder aos anseios do mercado que contava com a realização da feira. Enquanto isso, Fernanda, diretora comercial do evento, conversava com expositores e lojistas para entender suas angústias.
Não existia outra hipótese, a feira tinha que acontecer. Foi então que os executivos lançaram mão das ferramentas possíveis para criar a versão online do evento. Começaram, então, um trabalho intenso de troca de ideias com os expositores e mostrar que era possível realizar uma retomada dos negócios.
“A intenção era fazer algo simples, mas muito bem elaborado e funcional, utilizando recursos já validados pelos usuários, sem precisar de parafernálias tecnológicas. Desde aplicativos de comunicação, a plataforma de reuniões online, a documentos de fácil usabilidade para controle (excel) e leitura de código de barras, QRcode. Contamos sempre com apps simples, de preferência gratuitos para os clientes, para facilitar e democratizar o acesso a feira, reforçando assim o nosso propósito de realizar uma feira simples e muito eficiente para realização de negócios”, explica Fred De Cunto.
E assim foi criada a primeira feira online de moda, decoração e acessórios, baby, infantil e teen no Brasil. Uma inovação que nasceu pela necessidade, na crise, e chegou para gerar novos negócios, muito além dos cinco dias da feira, estabelecendo-se como uma plataforma de negócios entre expositores e lojistas durante o ano todo.
“Diante de muitas empresas (expositores e lojistas) esperando que fizéssemos algo, tínhamos a responsabilidade de realizar algum movimento em prol dos nossos clientes e parceiros de tantos anos. Eles nos enxergam como um norte. Não poderíamos ficar parados e precisávamos também nos reinventar”, completa De Cunto.
Os números da 1ª Feira Ópera totalmente online, demonstram que os idealizadores da Feira Ópera estavam certos em apostar neste formato inovador. Foram 160 expositores, 3.320 lojistas, uma participação de 65% de novos clientes com o número de acessos superou todas as expectativas: mais de 8.500 acessos durante os dias de feira.
“O sucesso da feira online veio para nos dar a certeza de que esse formato vai ficar e mudar a forma das feiras se apresentarem. Desde sempre buscamos formas de ‘levar a feira’ até os lojistas que estão longe e não conseguem vir a São Paulo duas vezes por ano para visitar a feira. Nossa ‘feira virtual’, que já acontece há duas edições, já realizava essa função, mas certamente ela vai ser incrementada e ficar muito mais acessível e produtiva para ambos – produtor e lojista”, afirma o executivo.
Formato
Neste novo formato, o expositor também precisou se reinventar e aprender novas formas de se apresentar ao mercado. A equipe Ópera ofereceu suporte técnico e consultoria profissional para que cada expositor encontre a melhor forma de apresentar sua coleção.
Cada marca teve 10 minutos para se apresentar e mostrar seus lançamentos e diferenciais. Os lojistas receberam também a programação da feira e um link para realizar sua inscrição. Um acesso digital permitiu que suas marcas de interesse, desfiles e palestras fossem assistidos nos horários pré determinados. “Nossos expositores, todos estreando nesse mundo das apresentações online, passaram por treinamentos com especialistas para garantir que suas apresentações fluíssem de maneira tranquila e produtiva. Cada um deles teve 10 minutos para apresentar suas marcas e coleção primavera-verão 20/21”, explica.
Durante as apresentações, um QRCode disponibilizado na tela facilitava a aproximação entre lojistas e produtor, promovendo a comunicação entre quem vende e quem compra. “Esse um dos diferenciais mais relevantes da feira. Promovemos a aproximação entre indústria e varejo, não só durante a feira. A ideia é que essa relação seja o mais fácil e viável durante o ano todo”, completa.
Tem sido um desafio para toda a equipe da Ópera essa nova forma de pensar e realizar a feira o que, de acordo com o executivo, tem os motivado muito. A crise foi um fator motivador que os tirou da zona de conforto e obrigou a se reinventar. Mas e quando a pandemia acabar e chegar o “novo normal”?
“Realizar um evento como uma Feira online foi tão surpreendente, impactante e inovador para todos os envolvidos que mudou a forma de realizar a feira. Para a próxima edição que, por enquanto, está planejada para novembro ou janeiro, já contamos com a confirmação de muitos expositores. Essa será nossa 32ª edição. Estamos recebendo muitos comentários positivos dos expositores e dos lojistas. O sucesso desta edição serviu de mola propulsora para os empresários do setor. O sentimento é de dever cumprido!”, finaliza Fred De Cunto.