Confira os resultados da Feiplar Composites & Feipur 2016

Anúncio

De 8 e 10 de novembro de 2016, aconteceu a nona edição da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil.

Esta edição recebeu 12.800 visitantes, um número 16 % inferior ao evento de 2014 (15.250 profissionais), mas registrou um aumento de 8% no número de empresas que visitaram o evento.

“Para os expositores, o público visitante foi extremamente qualificado e diversificado, permitindo o fechamento de negócios na própria feira e a criação de várias oportunidades reais de novas transações comerciais ”, informou Simone Martins Souza, diretora do Grupo ArtSim, responsável pela organização do evento.

A exposição contou com mais de 300 empresas que expuseram seus produtos e tecnologias, sendo 28% de outros países (total de 87 empresas), liderados por China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Inglaterra (68 empresas), além de 19 empresas vindas da Suíça, França, Austrália, Argentina, Uruguai, Turquia, Taiwan, Peru, Índia, Emirados Árabes, Coreia, Colômbia, Chile e Bielorrússia.

Anúncio

As empresas expositoras mostraram matérias-primas e equipamentos para a fabricação de peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia (a relação completa está em www.feiplar.com.br), tendo grande destaque a participação de fabricantes de peças acabadas.

Paralelamente, as 100 palestras técnicas ministradas no Congresso SAMPE Brasil e Congressos Internacionais reuniram um público de 2.515 profissionais.

A quarta edição do Congresso SAMPE Brasil (Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos) contou com apresentações de importantes nomes da indústria e especialistas de materiais como Antonini Puppin Macedo e Catherine Parrish (Boeing), Ricardo Abelheira (Embraer), Jorge Nasseh (Barracuda), Scott Beckwiht (SAMPE EUA), Maikson Tonatto (UFRGS), Alexander Roth (Evonik), Toshiyuki Takayanagi (Mitsubishi Heavy Industries), Dante De´Grandis (Florida Institute of Technology) e Décio Ferreira (LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica / NTC – Núcleo de Tecnologia em Compósitos).

Empresas como a Mastin, SAIP, Purcom, Universidade Mogi das Cruzes, EDB Polióis, Cannon, Evonik, Novapol/Orbis, Texiglass, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Polystell, ASRocha, Meyer, Abifor, Heraeus, Sabic, Universidade Federal de São Carlos, Aditive e Radici Perfomance Plastics mostraram suas novas tecnologias e soluções no Congresso Internacional de Poliuretano, Congresso Internacional de Composites, e Congresso Internacional de Plásticos de Engenharia & Compostos Termoplásticos.

Para complementar o conteúdo técnico, foram realizados os Painéis Setoriais (seminários), que abordaram diversos mercados como Náutico, Isolamento Térmico, Saneamento Básico, Automotivo, Construção Civil, Mineração, Energia Eólica, Petróleo & Gás, Aeroespacial e Espumas Flexíveis, com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais.

Outros eventos simultâneos, as demonstrações técnicas (fabricação e reparo de peças ao vivo) e treinamentos práticos mostraram diversas tecnologias como correta aplicação para agentes desmoldantes (Chem-Trend), aquecimento por radiação infravermelha e correta especificação dos emissores de infravermelho (Heraeus), o melhor processo para PU injetado (RMPA), como fabricar uma prancha de surfe com MDI (PU Ideia e Estaleiro Shape Clube), tecidos técnicos para reforços plásticos (Texiglass), materiais de núcleo – com ênfase em espuma PET (Diprofiber), modelação, sistemas de desmoldagem, tipos e aplicação de gelcoat, tipos de resina e laminação, e como calcular um laminado (WR Consultoria e Treinamento, e VI Fiberglass) e soluções para reciclagem de PU, borracha e outros materiais (Chemtura).

Durante a FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2016 também foi realizada a terceira edição do Desafio Acadêmico em Composites SAMPE, que teve o objetivo de introduzir o tema “perfil em material composites” no meio acadêmico e contou com a participação de 16 projetos universitários.

O vencedor geral do III Desafio Acadêmico SAMPE Brasil foi o Centro Universitário da FEI. A UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Mauá de Tecnologia, a USF-Universidade São Francisco e a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas venceram também em suas respectivas categorias.

Outros destaques foram o curso Critérios de falha a longo prazo e inovações tecnológicas para compósitos industriais do Ibcom-Instituto Brasileiro de Composites (Antonio Marmo, Francisco Carvalho e Antonio Carvalho), e as Sessões Especiais Blindagem, Industrial, Automotivo, Construção Civil, Saneamento Básico, Moveleiro e Calçadista (com a exposição de mais de 150 produtos acabados).

Já marcando tradição no evento, pela segunda vez, Scott Beckwith, diretor técnico da SAMPE EUA, ministrou cursos no Brasil: Moldes p/ a fabricação de composites e Métodos de testes p/ composites, e a VI Fiberglass, com o objetivo de oferecer um encontro especial com seus clientes e visitantes, organizou um encontro com o Professor Gretz com o objetivo de propiciar uma nova forma motivadora de trabalho e realização de negócios (um dos mais premiados palestrantes nesta área).

Muito repercutida no mercado, a Cerimônia do Prêmio Excelência, que neste ano reuniu os setores de composites, poliuretano e plásticos de engenharia num único evento, no dia 8 de novembro, com um público superior a 150 pessoas, mostrou os grandes nomes do mercado de plásticos de performance diferenciada, seja no desenvolvimento de peças, no fornecimento de matérias-primas e equipamentos, ou na atuação individual dos profissionais.

As empresas vencedoras na categoria Produtos Acabados foram a Fibra Aço, Petros Seals, Vedapar, Universidade Federal de Minas Gerais, PU Ideia, Engepoli, Holos Brasil, Inbrasp, A.Schulman e Real Poliformas.

Na categoria Destaque de Fornecedor, a Chem-Trend, Covesto e Evonik foram premiadas como Fabricantes do Ano, e Abcol, M.Cassab e Petropol, como Distribuidores do Ano. As Personalidades do Ano foram Luis Fernando Barbi (Texiglass), Rodrigo Santiago (Univar) e Fernando Tadiotto (Petropol).

A homenagem aos profissionais que se dedicam de forma contínua e destacada no mercado (categoria Conjunto da Obra) consagrou Américo Potenza (VI Fiberglass), Giuseppe Santanché (Purcom) e Jane Campos (Radici). O Hall da Fama recebeu novos e importantíssimos nomes: Giorgio Solinas (Texiglass), Antonio Koury (CBP) e Antonio Dimitry (Dimitry Design).

A FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2016 foi patrocinada pelas empresas MCassab, Huntsman, Texiglass, Transtécnica, VI Fiberglass, Chem-Trend, Abcol, MVP, Covestro, Purcom, Novapol, NovaScott, Scott Bader, Orbis, UBE, Teijin, Owens Corning e Saertex, e contou com o apoio técnico da Sampe Brasil, Comissão de Poliuretanos da Abiquim e Ibcom.

 

Fonte: Assessoria