Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, e de Fernando Fischer, CEO da Reed Exhibitions Alcântara Machado, comandaram, na manhã da última quarta-feira (13), encontro para apresentar as novidades do principal evento de viagens e turismo da América Latina, a WTM Latin America, que ocorre de 2 a 4 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Estavam presentes Simon Mayle, diretor de eventos da ILTM Americas (evento do grupo Reed Exhibitions), a presidente do Advisory Board da WTM Latin America, Adriana Calvanti, a gerente de vendas da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, a gerente de marketing do evento, Thais Del Ben, Danielle Roman, presidente da Interamerican Network, Vitor Bauab, presidente da BBG Brasil, Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America.
Também estavam a diretora da Orinter Tour & Travel, Ana Maria Berto; Eduardo Murad, da ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), Roberta Nonis, presidente da MPI Brasil (Meeting Planners International) e Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).
Entre os temas abordados estão a parceria corporativa com a GOL Linhas Aéreas, o lançamento do prêmio de turismo responsável (a ser entregue em 2020), o Travel Forward, a expansão da área de operadoras, o programa Agente na Estrada e o Women in Travel.
Fernando Fischer, CEO da Reed Exhibitions Alcantara Machado, abriu o encontro com um panorama sobre o grupo e o know how de desenvolver e entregar eventos que geram negócios e networking. Fischer ressaltou a importância do mercado se reinventar junto às tendências e destacou que esse é o perfil da companhia. “Ouvimos com atenção as pessoas que trabalham em nosso time e nos trazem os insights para melhorar as entregas. A cada ano buscamos aprimorar e melhorar nossos conteúdos e a satisfação de nossos clientes”, fala o executivo.
Luciane Leite seguiu com um breve balanço sobre o evento de 2018 e apresentou a dinâmica da edição 2019, que traz a Corporate Travel Area fortalecida com um dia a mais de conteúdo e informação dedicado ao MICE, e a Tour Operators Area com 42 expositores confirmados.
Novidades
Em destinos, China e Moscou se juntam pela primeira vez à WTM Latin America, que terá participação de quase todos os países latino-americanos (exceção da Bolívia e Venezuela). Em relação ao Brasil, os estandes do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul foram ampliados, bem como foram confirmadas as entradas de Parauapebas, no Pará, e das Serras Gaúchas, no Rio Grande do Sul, além do retorno de destinos independentes como Alagoas, Bahia, Búzios (RJ) e Santa Catarina.
O Women in Travel, programa que empodera as mulheres e as auxilia no desenvolvimento de estratégias e atuações mais contundentes na indústria global de viagens, turismo e hospitalidade é uma das atividades que ganha representatividade.
Outra novidade desta edição é o Travel Forward, programa que apresenta um dia inteiro de conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade. Especialistas em tecnologia do mundo se reunirão para um dia inteiro de palestras sobre o tema: “Como as tecnologias digitais podem transformar a América Latina em um destino de experiência para viajantes e turistas?”.
Já o International Pavilion cresce nessa edição e recebe 12 empresas expositoras. Empresários de Portugal, Espanha, França, Grécia e outras nacionalidades estarão no evento que abre possibilidades de novos negócios. “A criação dessa área atende a uma demanda de empresas que não tem seus países como expositores do evento, mas que entendem a América Latina como uma região potencial para o desenvlvimento de novos negócios”, ressalta Luciane.
O Turismo Responsável, como nas edições anteriores, ganha espaço na WTM Latin America 2019 e vem com a novidade do lançamento do “Tourism Responsable Tourism Award” na WTM Latin America que, a partir de 2020, premiará as iniciativas desse segmento. Nesta edição, os debates terão como tema as certificações no turismo e a emissão de CO2. “Nosso setor quer e precisa crescer, mas é preciso pensar em como vamos crescer para ser sustentável. Por isso, o debate sobre os temas são ainda mais pertinentes. É preciso pensar em políticas que contribuam para o turismo responsável”, afirma Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America.
A área de Turismo Corporativo idealizada em parceria com ALAGEV, ABRACORP , MPI Brasil, GBTA e TMG, também contará com a participação da HSMAI e terá conteúdo exclusivo para os participantes do evento. A GOL Linhas Aéreas entra como parceiro estratégico e contribuirá com a vinda de gestores de todo o Brasil.
“Para a GOL e seus parceiros Air France, KLM e Delta participar da WTM é fundamental para fortalecer o propósito da nossa parceria e estarmos próximos dos nossos clientes. Ouvir o mercado é a melhor forma de traduzir as necessidades dos clientes em recomendações estratégicas para as companhias, além de apoiar o desenvolvimento do setor”, comenta a gerente de estratégia comercial da GOL, Juliane Castiglione.
O Roteiro Innovation MICE, iniciativa do MPI Brasil em parceria com a ALAGEV, AMPRO e Revista Eventos terá espaço na Corporate Travel Area, no terceiro dia dedicado ao MICE. Roberta Nonis, presidente do MPI Brasil, ressalta que “a proposta do projeto é reunir um grupo de profissionais/clientes MICE relevantes no mercado para que participem de cinco eventos do segmento e, a partir dessa experiência, seja criado um paper com tendências e soluções do mercado para 2019”, explica.
Eduardo Murad, diretor executivo da ALAGEV, desataca que a iniciativa do projeto nasceu de uma das reuniões do Advisory Board da WTM Latin America. “Vamos levar conteúdo para os meeting planners. A proposta é provocar o setor a refletir a relevância desses eventos para atualização de tendências e networking, reforça Murad.
O WTM Live é uma plataforma de oportunidades complementares aos estandes dos expositores que estão disponíveis em um site dedicado. “Com o WTM Live vamos levar ações promocionais focadas em relacionamento com o mercado. Não queremos apenas vender espaço em nosso evento. Queremos propor ações que impactem em bons resultados e geração de negócios”, reflete Luciane.
Já o Programa Agente na Estrada, está com a meta atingida de 700 agentes de todo o Brasil distribuídos em 37 roteiros, sendo 400 aéreos e 300 rodoviários.
Danielle Roman ressalta o crescimento do interesse de agentes de viagem para participar do programa e da WTM. “Estamos trazendo agentes de diferentes locais do País, mas que ainda não tinham tido a oportunidade de vivenciar essa jornada. Cada agente terá a obrigatoriedade de fazer três reuniões com as operadoras de turismo. Essa integração dá a oportunidade de conhecer novos fornecedores e ampliar e fortalecer o mercado”, destaca a executiva. Ana Maria Berto, que auxiliou na consultoria do programa Agentes na Estrada destacou que “as estratégias propostas para o agente e para o operador permite um resultado tangível e geração de negócios. Durante o evento serão mais de 2.500 reuniões de negócios voltadas para o turismo de lazer. O evento é um marco para a profissionalização desta área”, enaltece a executiva.
Luciane Leite finalizou o encontro reforçando o papel da WTM Latin America como um encontro gerador de negócios, mas principalmente, um evento que tem a premissa de contribuir para o desenvolvimento do mercado. “Queremos ser a referência e por isso, contribuir com o desenvolvimento do mercado como um todo”, finaliza a executiva.
Serviço:
Data: de 2 a 4 de abril
Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Mais informações e inscrições em: www.wtmlatinamerica.com